O deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT) assumiu, nesta sexta-feira (13), a presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Segundo vice-presidente da Casa, ele ficará no comando do Legislativo estadual pelos próximos 13 dias, devido às licenças do presidente Júlio Garcia (PSD), que se afastou para tratar de assuntos particulares, e do primeiro vice-presidente, Fernando Krelling (MDB), que está em viagem internacional.
Durante sua interinidade, Padre Pedro afirmou que não há qualquer previsão de mudanças na condução dos trabalhos da Assembleia. “Com certeza darei continuidade àquilo que já está marcado na gestão do deputado Júlio Garcia: transparência e diálogo. Exercer um papel institucional é uma tarefa suprema, que deve ultrapassar nossas escolhas ideológicas”, pontuou.
O parlamentar também destacou que pretende manter uma relação de equilíbrio e institucionalidade, ressaltando a importância de superar divergências políticas em favor da coletividade. “Participar de atos de inauguração do nosso Presidente da República aqui em Santa Catarina, por exemplo, seria obrigação dos representantes dos três Poderes. Isto é dar peso à institucionalidade e ao diálogo. O povo catarinense precisa de parcerias e não de intrigas ideológicas”, afirmou.
Padre Pedro, que tem sua trajetória política pautada na defesa de pautas sociais e no diálogo com movimentos populares, também comentou que essa experiência lhe confere a sensibilidade necessária para liderar a Alesc, mesmo que temporariamente. “Respeitar as diferenças e ouvir as pessoas sempre me deixaram em sintonia com as diversas pautas, especialmente aquelas que carregam em seus clamores a justiça social e construção de políticas de inclusão social. Esta experiência me dá a certeza de que chefiarei o Poder Legislativo catarinense com o equilíbrio necessário e recomendável”, completou.
O deputado cumprirá agenda oficial no Norte do estado neste final de semana e seguirá coordenando as atividades do Legislativo até o dia 25 de junho.