Click Camboriú Política Vereador pede devolução do dinheiro pago por impressão de boleto do IPTU

Vereador pede devolução do dinheiro pago por impressão de boleto do IPTU

Ofício foi protocolado requerendo a devolução dos valores a todos os contribuintes lesados

Divulgação
oficio
Divulgação

Nesta terça-feira (4), o vereador Edson Lapa protocolou ofício junto ao Gabinete do Prefeito de Itajaí requerendo o ressarcimento a todos os contribuintes lesados pela cobrança ilegal da taxa do carnê do IPTU – parte da recomendação do Ministério Público (MP) não acatada pela administração. A iniciativa do parlamentar visa evitar milhares de ações judiciais.

“Os contribuintes têm direito a receber o dinheiro de volta do que foi pago nos últimos cinco anos. Os valores referentes aos outros 20 anos, infelizmente, ‘caducaram’. Então eu penso que o prefeito poderia agir de forma proativa e agilizar a devolução dos valores a quem é de direito ”, comentou Lapa.

No início do ano o parlamentar enviou ofício ao Prefeito e ao Procurador Geral do Município requerendo a suspensão da cobrança pela impressão do carnê do IPTU. O vereador alertou que o município praticava há 25 anos a cobrança ilegal da taxa. Sem sucesso, em 14 de fevereiro levou o caso ao Ministério Público.

Em setembro, o MP recomendou “a imediata revogação do Decreto n. 8.454/2007 e a devolução/compensação, a todos os contribuintes lesados, dos valores recolhidos a título de “preço público” entre os anos de 2014 e 2018, devidamente atualizados pelos índices legais, informando a forma e prazo que serão implementadas tais medidas pelo município”.

Sair da versão mobile