• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Juliethe Nitz propõe criação da Patrulha Maria da Penha em Balneário Camboriú

Vereadora quer que município esteja integrado trabalhando pela proteção e garantia de direitos às mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar

Juliethe Nitz
Divulgação

No último domingo, 06, a Lei Maria da Penha foi lembrada pelos seus 11 anos de criação. Diante disto, no último mês de julho, a vereadora Juliethe Nitz (PR), protocolou na Câmara de Vereadores, Projeto de Lei que cria a “Patrulha Maria da Penha” no município de Balneário Camboriú.

Segundo o projeto, a Patrulha Maria da Penha atuará no atendimento à mulher vítima de violência no município de Balneário Camboriú e será regida pelas diretrizes propostas na Lei Federal n] 11.340/2006, a Lei Maria da Penha e vai garantir o patrulhamento visando garantir a efetividade da Lei Maria da Penha, integrando ações no enfrentamento a violência contra as mulheres e estabelecendo relação direta com a comunidade e combatendo a violência doméstica e familiar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com Juliethe, seu projeto traz a criação de ações integradas pelas equipes da Patrulha e deverão ser acompanhadas da qualificação, capacitação e humanização do atendimento as mulheres em situação de risco. A Patrulha será formada com órgãos como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social, Secretaria Municipal de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública através da Guarda Municipal, Núcleo de Atenção a Mulher (NAM), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comum) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

Dentre as diretrizes de atuação da patrulha, são a instrumentalização da Guarda Municipal no campo de atuação da Lei Maria da Penha, com capacitação dos guardas da patrulha e demais agentes públicos que estarão envolvidos no projeto, para o atendimento correto e eficaz. “Fizemos um projeto onde a Patrulha Maria da Penha atuará na proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, que possuam medidas protetivas de urgência, sempre integrando as ações realizadas pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idosos”, explica a vereadora autora do projeto.

Busca incessante pela proteção às mulheres

Não muito diferente de outras regiões do Brasil, Balneário Camboriú figura números alarmantes quando se trata na violência contra a mulher. Somente em 2016 até meados de 2017, foram mais de 1300 casos registrados, fora outras centenas que não passam por registro algum. Para Juliethe, é inadmissível que em pleno Século XXI, a violência contra as mulheres cresça tanto e que o combate a esta prática abominável esteja a cada dia sofrendo revés como a falta de treinamento e combate das forças de segurança para um problema tão grave que em muitos casos levam milhares de mulheres pelo país a perderem suas vidas por conta de companheiros, maridos ou namorados que as tratam de maneira agressiva e compulsiva. “É necessário dar um basta isto. Sei que a Polícia Militar também tem esta preocupação e já vai iniciar um programa seu, de proteção às mulheres em risco, mas nós do município também devemos dar nossa importante contribuição”, finaliza Juliethe.

Click CamboriúPolíticaJuliethe Nitz propõe criação da Patrulha Maria da Penha em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias