• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prefeito Fabrício Oliveira apresenta balanço do 1º trimestre de governo

Ações foram apresentadas durante encontro que reuniu imprensa, vereadores e colegiado municipal

Balanço 1 Trimestre
Foto: Ivan Rupp

Em apenas três meses, Balneário Camboriú já teve grandes avanços na Administração Municipal. Redução significativa na fila de exames e consultas na saúde, fortalecimento da segurança, obras de recuperação da infraestrutura da cidade e da saúde fiscal, ampliação das vagas em creches e escolas, fiscalização dos atos públicos, desburocratização e a retomada do diálogo com a população estão dentre as ações apresentadas pelo prefeito Fabrício Oliveira, nesta quinta-feira (13), durante encontro que reuniu imprensa, vereadores e colegiado municipal.

O prefeito também apresentou projetos futuros, ressaltou o retorno de Balneário Camboriú para a AMFRI, e a quebra de barreira que separava a Prefeitura da população, onde ele e os secretários já participaram de oito encontros promovidos pela Associação de Moradores. “Nestes três primeiros meses de Governo tivemos grandes conquistas, mas com certeza temos muito o que melhorar, e assim, seguiremos trabalhando incansavelmente em ações que cuidem das pessoas e da cidade. E sempre, estaremos prestando contas e conversando com a imprensa e a sociedade”, reforçou o prefeito.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Dentre as medidas administrativas já tomadas pela nova gestão, estão a redução do número de comissões em 50%, representando uma economia de, aproximadamente, R$ 1,2 mi/ano. Pelo menos, 50% dos membros das novas Comissões foram escolhidos entre os servidores participantes do Banco de Currículos montado pela Administração; Redução de até 50% no total de horas extras gerando economia de R$ 2,3 mi/ano; Parceria com o Observatório Social de Balneário Camboriú, franqueando acesso a todas as etapas dos processos de compras do Município e assegurando espaço físico para a organização dentro da Secretaria de Compras do Município; Preparação do Edital para a criação do Centro de Distribuição Único para centralizar os recebimentos e entregas de produtos adquiridos pela Prefeitura.

Saúde

A Prefeitura está recuperando o tempo perdido na Saúde. Em apenas três meses, foram feitos mais de 130 mil exames em mutirões, zerando a fila em 15 procedimentos e reduzindo a espera em todos os outros tipos de exames. Também foram feitas 14 mil consultas médicas, zerando a fila de espera por clínico geral no Posto Central e do retorno dermatológico geriátrico, e ampliando a oferta de consultas com pediatra no Posto Central que passou de 20 para 60 por dia. Foram realizados também, mutirões nas especialidades de ginecologia (520), odontologia (300) e seguem os mutirões de dermatologia, que atenderá quase 3 mil pacientes que aguardam na fila pela primeira consulta ou retorno.

O Município também está em negociação para realização de mutirões de outras especialidades e para cirurgias eletivas e para contratação de procedimentos e profissionais para serviços em cirurgias de catarata e ortopédicas, realização de procedimento de colonoscopia e mais profissionais de dermatologia. Ainda na Saúde foi inaugurada a nova Unidade de Saúde Municípios, que é modelo com equipe completa de mais de 30 profissionais da Estratégia de Saúde da Família e com Farmácia Descentralizada.

Educação

Na Educação a Prefeitura já realizou 61 ações de manutenção em escolas e creches, o uniforme escolar começou a ser entregue no primeiro dia de aula e o kit de material escolar também já foi entregue. A nova gestão conseguiu reduzir 45% da Fila Única com a convocação de 517 crianças. A partir da próxima semana serão criadas mais 50 vagas no NEI Vovô Alécio e ainda neste semestre, 10 vagas no NEI Meu Primeiro Passo e de 20 vagas no NEI Anjo da Guarda. O acompanhamento pode ser feito on-line, agora com o auxílio de um tutorial criado pela Secretaria de Educação.

No Ensino Fundamental também houve ampliação, com a criação de 4 novas turmas, sendo uma no CEM Governador Ivo Silveira (2º ano), duas no CEM Dona Lili (1º e 2º ano) e uma no CEM Prof. Armando Cesar Ghislandi (2º ano). No Centro de Atendimento Contra Turno (CEAC) estão sendo realizadas 35 oficinas, atendendo 3400 alunos.

Segurança

Na Segurança as mudanças foram significativas. Em apenas três meses o novo Governo já realizou metade dos atendimentos feitos durante todo o ano passado. Já foram atendidas 8.700 ocorrências, representando um aumento de 109% quando comparado com o mesmo período de 2016. Dentre as mudanças estão maior presença da Guarda Municipal nas ruas de toda a cidade com a saída de suas bases fixas, realizando patrulhamento preventivo e intensivo; operações conjuntas com as polícias Militar e Civil, Agentes de Trânsito e Guardas Ambientais. Também foi ampliado o número de viaturas em serviço diário de 6 para 10 viaturas por turno.

A Prefeitura criou o Grupo de Proteção Ambiental, formado por 50 servidores de diversas secretarias com o objetivo de combater ocupações irregulares. Nesses primeiros meses foram atendidas mais de 1.000 denúncias de crimes e danos ambientais acarretando 12 demolições de construções irregulares e diversas interdições. São realizadas rondas frequentes em 34 pontos de ocupação irregular.

Meio Ambiente

Em menos de três meses, a nova gestão conseguiu devolver à Praia de Laranjeiras o status de praia própria para o banho a partir do processo de fiscalização e de lacração de cerca de 20 esgotos irregulares. Também já realizou 315m³ de limpeza do Rio das Ostras e do Rio Peroba.

Também houve avanços nas redes de água e esgoto. A Prefeitura entregou a rede coletora de esgoto no bairro Nova Esperança, no Parque Bandeirantes e no Loteamento Schultz com 20 km de rede, 1.300 residências e 6.000 pessoas atendidas. E já está em licitação a rede de esgoto nos bairros Municípios, Barra e São Judas Tadeu. Conseguiu a liberação pela ANTT para implantação de rede de água nas Praias Agrestes.

Obras

As ações de recuperação da infraestrutura da cidade já atendeu a região central da cidade e os bairros Praia dos Amores, Laranjeiras, Taquaras, Estaleirinho, ruas do São Judas e Dona Lili, ruas 4.800 e 4.900 e entorno. A Operação Concentrada já revitalizou áreas degradadas em 20 pontos da cidade e a Operação Noturna já passou por 15 pontos de Balneário Camboriú. Alguns números da ação de zeladoria são: 400 Atendimentos a contribuintes, 5.000m3 de entulhos recolhidos, 120 árvores podadas, 25 Parques Infantis receberam manutenção, 30 donos de terrenos baldios notificados, Reparo em 60 chuveirinhos, 107 lixeiras receberam reparos ou foram substituídas ou instaladas, Manutenção Sistema de Drenagem, 300 bocas de lobo limpas, 40m de tubos trocados, 80 grelhas trocadas, 7 novas tampas de caixas, Manutenção do Sistema Viário, 250m² de buracos fechados com asfalto frio, 700m meios-fios trocados, 40 ruas patroladas, 113 pontos de ônibus receberam manutenção.

Mobilidade

O prefeito também anunciou que o edital de licitação do Estacionamento Rotativo será lançado entre 30 e 60 dias e que retomou as obras de prolongamento da 4ª Avenida. A Prefeitura aguarda autorização judicial para demolir o último imóvel restante e para lançar o edital de licitação para execução das obras até a Rua 3.020.
Novos projetos – Prefeitura Perto de Você e ABRAÇO

O prefeito anunciou a criação do programa “Prefeitura Perto de Você”. Durante uma semana a Prefeitura estará presente em um Bairro da cidade realizando diversos serviços, tais como capina, roçada, retirada de entulhos, pinturas, limpeza e lavação de calçadas, recuperação de vias e equipamentos públicos.

No final da semana de trabalho teremos um dia inteiro com atividades de educação, cultura e lazer para todas as idades. Além disso, durante um dia dessa semana, o Gabinete do Prefeito será transferido para este bairro e, além do prefeito, todos os secretários estarão a disposição para falar sobre as demandas da comunidade. Esta ação começará pelo Bairros das Nações no próximo dia 06 de maio.

Outro anúncio foi o Programa ABRAÇO – Programa de Acolhimento e Proteção a Pessoa Idosa, com assistência jurídica e psicológica para idosos  em situação de violência e vulnerabilidade social, com lançamento em 25 de abril.

Click CamboriúPolíticaPrefeito Fabrício Oliveira apresenta balanço do 1º trimestre de governo
PUBLICIDADE

Últimas notícias