• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Volnei Morastoni pede auxílio dos empresários para governar

O prefeito eleito deve apresentar ainda neste mês um plano para os primeiros 100 dias de governo

Divulgação
Divulgação

Empresários, autoridades e comunidade estiveram reunidos na Associação Empresarial de Itajaí (ACII) na noite de ontem, 31 de outubro, para ouvir o prefeito eleito, Volnei Morastoni. Na ocasião, ele destacou ações já definidas para o seu governo e ressaltou a importância do apoio da ACII, demais entidades e dos empresários para que seu governo seja marcado pela participação. “O prefeito não consegue fazer tudo sozinho”, disse, sinalizando que os encontros mensais entre prefeito e entidades, tal qual ocorre na gestão atual, devem ser mantidos. Morastoni, inclusive, revelou que Secretário de Desenvolvimento será definido após consulta e sugestões das entidades, uma vez que a pasta é considerada estratégica.

Lei Anticorrupção

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Morastoni frisou que uma das ações primordiais do seu governo, será a elaboração de um Código de Ética para os servidores e de uma Lei Anticorrupção, os quais pediu a coparticipação das entidades para a formatação. Também pontou que a transição de governo está ocorrendo com tranquilidade e disse que o prefeito, Jandir Bellini, está dando total apoio e acesso às informações da municipalidade. Até o fim do mês de novembro está prevista a apresentação de um planejamento para os primeiros 100 dias do governo.

Educação e Segurança

O prefeito eleito apresentou suas propostas por eixos. Na Educação, salientou o custeio de vagas em creche pela prefeitura, com o objetivo de zerar a fila de espera. Também frisou a importância da implantação da Guarda Armada, por meio de concurso público, que deverá atuar em parceria com as polícias.

Outro ponto colocado é a necessidade de se estudar maneiras de rever o aumento da Folha de Pagamento, sendo que hoje a prefeitura soma mais de 6 mil servidores, num total mensal de R$46 milhões em salários.

Saúde e Transporte

Quanto à Saúde, Morastoni destacou a importância da construção do Centro Integrado de Saúde, que será inaugurado em breve. Ele ressaltou a necessidade de ser discutido na Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) o papel dos demais hospitais da região. Uma ideia de Morastoni é buscar uma regionalização do atendimento, em que os hospitais poderiam ser referência em algumas especialidades, desafogando o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

Sobre a questão do Transporte Coletivo, o prefeito eleito demonstrou preocupação e disse temer um colapso do serviço, diante do impasse que o envolve. Para buscar uma alternativa, ele irá se reunir com representantes da Coletivo Itajaí e consultores no assunto para estudar medidas até a realização de uma nova licitação, prevista para até 6 meses.

Estrada de Brusque e Santa Regina

Para assistir as localidades da zona rural, Morastoni falou da importância de se pensar no crescimento do entorno da Estrada de Brusque, área para onde a cidade deverá se desenvolver nos próximos anos. Para isso, além de planejamento, será implantado um Centro Administrativo para atender aquelas comunidades. Uma necessidade também do bairro Santa Regina e proximidades.

Turismo e Porto

Para os assuntos que envolvem o Turismo, ele destacou a busca de parcerias com a iniciativa privada para, por exemplo, construir um novo píer turístico, pavilhões na Vila da Regata, que possibilitaria novos eventos em Itajaí, etc, visando o fortalecimento deste setor.

Morastoni encerrou sua explanação, falando da sua estratégia para a resolução dos problemas do Porto. Ele disse que a situação no momento é política e que por isso, um documento será levado à Brasília, ainda em novembro, cobrando definições para os problemas.

Click CamboriúPolíticaVolnei Morastoni pede auxílio dos empresários para governar
PUBLICIDADE

Últimas notícias