Click Camboriú Política Prefeito eleito de Itajaí apresenta desafios para novo mandato

Prefeito eleito de Itajaí apresenta desafios para novo mandato

Setenta empresários participaram da reunião com Volnei Morastoni nesta terça-feira, na Intersindical

Divulgação
Divulgação
Divulgação

O prefeito eleito Volnei Morastoni iniciou sua fala trazendo informações sobre a transição de governo com o atual prefeito Jandir Bellini e disse que está acontecendo de forma tranquila. Neste momento, uma comissão criada está elencando as informações para planejar a continuidade do governo e, leva em conta assuntos prioritários como das áreas do transporte, da educação e da saúde e contratos / convênios, que vencem no fim de 2016. Com essas informações, a equipe vai buscar planejar os 100 primeiros dias de governo em 2017.

Morastoni pontuou ainda os assuntos que preocupam na questão de receita para o município, em tempos de crise. Ele trouxe dados do setor de funcionalismo público: atualmente em Itajaí são 6.500 funcionários concursados, destes, 3.500 estão na educação e 1.600 na saúde e o restante, nos demais setores da administração pública. Por mês, a folha salarial chega a R$ 42 mi. De acordo com Morastoni, esse montante corresponde a 70% da arrecadação, e o que baixa essa porcentagem para 50% é a arrecadação vinda das autarquias ( Semasa e Porto), e que acabam auxiliando o município nos pagamentos em geral. “ Precisamos valorizar e capacitar os servidores, fazer plano de cargo e carreira, mas temos que colocar pontos para poder conter essa questão, que aponta tendência de dobrar o valor a cada 4 anos”, explicou Morastoni.

Outro problema que preocupa o novo prefeito é na área social. Segundo Morastoni, o atual governo passou informações de que 109 famílias recebem o aluguel social, e esse número deve aumentar com a retirada de mais de 30 famílias da região do bairro Canhanduba. E a reclamação relacionada ao ITBI por parte dos empresários e da comunidade de Itajaí, Morastoni informou que a situação será revista, assim como a taxa, os critérios e as políticas públicas relacionadas a coleta do lixo.

Outra afirmação do novo representante municipal que deixou os presentes na reunião confiantes foi o comprometimento de Morastoni em escolher com as entidades o nome do secretário de desenvolvimento urbano. Ele citou a necessidade de criar um grupo de trabalho antes mesmo da posse para já estabelecer um novo ritual para os processos na área da construção civil, na abertura de empresas e outras áreas para garantir acima de tudo a impessoalidade no atendimento, com informatização e o estabelecimento de prazos para tramitação dos processos. “ Percebemos que o projeto de reestruturação do novo governo está aberto a ouvir a comunidade, uma vez que o prefeito se mostrou totalmente disponível para saber da sociedade como deverá conduzir o trabalho nos próximos 4 anos”, comentou o presidente da Intersindical, Marcello Petrelli.

O prefeito eleito projeta para iniciar um trabalho no próximo ano relacionado ao que chamou de 4º pilar: a área do turismo. Segundo ele, Itajaí tem uma identidade voltada ao mar e além do porto, construção naval e da pesca, precisa se beneficiar da “localização privilegiada” e criar um plano de profissionalização do turismo. Sobre a área portuária, que mais preocupa todos os setores da economia do município, Morastoni afirmou que irá buscar apoio do Governo Federal, através da articulação técnica e política, para garantir os recursos das obras nos berços 3 e 4 e da bacia de evolução, além da via expressa portuária, importante para o trabalho do setor do transporte. Durante a reunião, os representantes do setor do transporte rodoviário que estavam presentes ouviram do novo prefeito o compromisso de conversar com todos os envolvidos nesse setor, para melhorar o trabalho.

Para o presidente do SEVEÍCULOS, Paulo Espíndola, esta abertura de diálogo é importante, principalmente neste momento de instabilidade e incertezas pela qual passa o nosso país e consequentemente os municípios. “É importante que possamos resolver os problemas dentro da nossa casa, hoje o setor de transporte rodoviário de cargas em Itajaí amarga inúmeras dificuldades e muitas estão ligadas diretamente ao porto de Itajaí. A busca por novas linhas, como mencionou o prefeito e o perfil de competitividade que ele pretende criar para o porto, pode ser uma saída para este momento difícil, pelo qual estamos passando”, concluiu Paulo Espíndola.

O encontro reuniu os presidentes das entidades de classe, de sindicatos patronais e laboral, empresários e membros da imprensa local na sede da Intersindical Patronal de Itajaí na noite desta terça-feira, 18 de outubro.

Sair da versão mobile