• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Itajaí contará com 17 vereadores a partir de 2020

Atualmente, a cidade tem seu Poder Legislativo constituído por 21 vereadores

Divulgação
Divulgação

Foi aprovado ontem, 27 de setembro, em segunda e última votação, na 60ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores, a redução para 17 vereadores em Itajaí, a partir de 2020. Atualmente, a cidade tem seu Poder Legislativo constituído por 21 vereadores. Os vereadores também aprovaram a redução proporcional dos cargos comissionados relacionados as quatro cadeiras de vereadores extintas, representando menos 12 contratados, entre assessores parlamentares e chefes de gabinete. No momento, a Câmara possui um total de 42 assessores parlamentares e 21 chefes de gabinetes. O Projeto segue para a sanção do prefeito.

Vitória

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Após a votação, o resultado foi comemorado pelas entidades que encamparam a campanha. O presidente da ACII, Eclésio da Silva, destacou que a aprovação representa uma vitória das entidades de classe, mesmo não sendo para os 12 vereadores como a proposta inicial. “Demonstra que houve bom senso, pois Itajaí está crescendo. Além disso, como este foi o primeiro Projeto de Iniciativa Popular da história da Câmara, temos um marco do envolvimento do povo com o poder que os representa”, frisou. O presidente da ACII ainda mencionou que esta campanha demonstrou à Câmara de Vereadores e a sociedade que a entidades de classe estão acompanhando os trabalhos do Legislativo. “Vamos continuar fazendo o nosso papel e cobrando os vereadores, com toda certeza”.

1º passo

O presidente do Observatório Social, Paulo Sabatke, salientou que este foi o primeiro passo da presença das entidades na Câmara. “Vamos levantar novas bandeiras para melhoria da qualidade do trabalho da Câmara e do investimento do dinheiro público”.

Já o presidente do Centrolojas Itajaí, Bonaldo Oliveira, citou que a união das entidades em prol desta campanha deu à população a representatividade que há tempos vinha se buscando. “Vivemos um momento de descrédito na política e a população não estava se sentindo representada. Com as entidades envolvidas nesta bandeira, o ganho também se deu no sentido de dar ao povo a certeza que existem pessoas que lutam pelos seus anseios”.

União das entidades de classe

A diminuição de vereadores em Itajaí partiu de uma campanha encabeçada pela Associação Empresarial de Itajaí (ACII) e demais oito entidades de classe, que em fevereiro lançaram um abaixo-assinado objetivando a confecção de um Projeto de Iniciativa Popular para a redução de 21 para 12 vereadores em Itajaí. O documento reuniu mais de 10 mil assinaturas do eleitorado itajaiense. O número de 17 legisladores foi um acordo entre os membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara de Vereadores e as entidades de classe.

Click CamboriúPolíticaItajaí contará com 17 vereadores a partir de 2020
PUBLICIDADE

Últimas notícias