Click Camboriú Política Câmara receberá Projeto de Iniciativa Popular para redução do número de vereadores

Câmara receberá Projeto de Iniciativa Popular para redução do número de vereadores

Projeto de Lei de Iniciativa Popular pretende reduzir de 21 para 12 o número de vereadores em Itajaí

A Câmara de Vereadores de Itajaí receberá oficialmente na próxima terça-feira (12), às 9h30, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que pretende reduzir de 21 para 12 o número de vereadores na cidade. O projeto é resultado de um abaixo-assinado encabeçado pela Associação Empresarial de Itajaí (ACII) com o apoio de outras 12 entidades.

De acordo com a ACII, o Projeto de Iniciativa Popular de Emenda à Lei Orgânica de Itajaí já alcançou sete mil assinaturas, cumprindo a meta de 5% do eleitorado do município, percentual exigido por lei.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Pissetti (PSB), a intenção é que o projeto seja lido em plenário e enviado à Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final ainda na sessão do dia 12. “Independentemente do posicionamento de cada vereador, a Câmara não pode ignorar a mobilização legítima de uma parcela significativa da população. A obrigação do Legislativo é acolher o projeto e submetê-lo ao processo legal”, explicou Pissetti.

A Comissão terá prazo de dez dias úteis para emitir seu parecer. Conforme previsto na Lei Orgânica do Município, o projeto passará por duas votações, com intervalo mínimo de dez dias entre uma e outra, e necessita do voto favorável de dois terços dos vereadores nos dois turnos.

Sair da versão mobile