• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vereadora questiona licenças emitidas em Itajaí com Condema inativo

Requerimento questiona a Fundação do Meio Ambiente de Itajaí e o prefeito sobre as licenças emitidas durante o período em que o Condema permanece desativado

(Davi Spuldaro)
(Davi Spuldaro)

No início de março, quando um grupo empresarial anunciou a construção de torres próximas ao parque Natural da Ressacada, no alto do morro Cortado, na praia Brava, um grave problema veio à tona: o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) de Itajaí está inativo há mais de seis meses. O funcionamento desse conselho é uma exigência legal para que o município possa emitir licenças ambientais.

Nesta terça-feira foi analisado em plenário o requerimento da vereadora Anna Carolina Martins (PSDB) que questiona a Fundação do Meio Ambiente de Itajaí e o prefeito municipal sobre as licenças emitidas pelo município durante o período em que o Condema permanece desativado. “Sabemos que o meio ambiente nunca foi a prioridade do atual governo, é justamente o oposto, mas não podemos tolerar intervenções sem o mínimo de cuidado”, pondera a parlamentar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A inatividade do Condema foi destaque na imprensa no mês de março, no entanto, desde o ano passado Anna Carolina insiste neste assunto. Em novembro de 2015 a vereadora solicitou à Famai e ao Executivo, através de uma indicação, que providenciassem a eleição dos novos membros do Condema. “Solicitamos inclusive que houvesse ampla divulgação, porque sabemos que, no passado, já houve até mesmo manipulação de quem seriam os membros do Condema”, frisa a vereadora.

No requerimento Anna questiona os motivos que levaram a Famai a não elaborar uma nova eleição até agora, solicita a relação detalhada de todas as licenças ambientais (prévia, de instalação e de operação) concedidas pela Famai a partir da data da última eleição do Condema e também quantos e quais recursos da autuação estão pendentes de julgamento. “Isso porque além de ser condicionante para a liberação de licenças, o Condema é responsável por julgar recursos de autuações que, ao que tudo indica, também está paralisada desde setembro”, informa Anna.

Click CamboriúPolíticaVereadora questiona licenças emitidas em Itajaí com Condema inativo
PUBLICIDADE

Últimas notícias