Click Camboriú Política Departamento Nacional de Auditoria do SUS confirma irregularidades na UPA de Camboriú

Departamento Nacional de Auditoria do SUS confirma irregularidades na UPA de Camboriú

Relatório foi enviado para a vereadora Jane Stefenn, autora de denúncias sobre o local

(Jane Stefenn / Divulgação)
(Jane Stefenn / Divulgação)
(Jane Stefenn / Divulgação)

Relatório foi enviado para a vereadora Jane Stefenn, autora de denúncias sobre o local
Um relatório do Departamento Nacional de Auditoria do SUS confirma irregularidades na Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Camboriú.

A unidade foi construída com recursos federais, com investimentos de R$ 1,4 milhão. Foi inaugurada em 2012, mas está longe de cumprir seu objetivo. O local é usado como unidade básica de Saúde e tem vários equipamentos parados.

O documento foi encaminhado para a vereadora Jane Stefenn (PSDB), como resposta da denúncia que fez ao Ministério da Saúde junto com ngelo César Gervásio (PMDB).

Desenvolvida entre agosto de 2014 e junho de 2015, a auditoria teve análise de documentos, pedidos de explicações para a Secretaria de Saúde de Camboriú, assim como visita in loco. “Fiz esta denúncia porque está claro que a UPA não está sendo utilizada como deveria e que se trata de um exemplo da má gestão do dinheiro público”, afirma Jane.
A conclusão do relatório traz que: “Permaneciam as irregularidades no tocante à Unidade de Pronto Atendimento estar desenvolvendo atividades de Unidade Básica de Saúde, com o agravante do prazo para início do funcionamento de UPA 24h estar expirado”. A recomendação é que a Secretaria faça a UPA funcionar de acordo com a finalidade do plano de trabalho da unidade.

Fotos constantes no relatório mostram materiais que deveriam ser utilizados na unidade parados. Entre eles, está equipamento de Raio X. Apesar deste materiais estarem sem utilização, os servidores detectaram que a UPA ainda não tem todos os recursos materiais necessários para o funcionamento.“Foi um investimento muito grande e é preciso que a Prefeitura siga o que é determinado pela lei”, comenta a vereadora Jane. Agora, ela vai encaminhar os dados do relatório também para o Ministério Público. “Eu vou continuar lutando para que a população de Camboriú não seja mais enganada e que as obras prometidas sejam executadas da maneira correta e funcionem como deveriam”, completa ainda.

Problemas também no controle de medicamentos

As denúncias apresentadas por Jane e ngelo em 2013 envolviam ainda a gestão dos medicamentos em Camboriú. A auditoria comprovou que as denúncias procediam. De acordo com o relatório, a central de abastecimento farmacêutico e as unidades de Saúde analisadas não possuem mecanismos eficientes de controle de estoque.

O documento expõe que ainda há situações de medicamentos armazenados inadequadamente. Além disso, trata da falta de alguns remédios. “Estes problemas envolvendo a gestão dos medicamentos em Camboriú acontecem há muito tempo e impactam diretamente no dia a dia da população”, analisa a vereadora Jane. Os dados sobre medicamentos também serão repassados ao Ministério Público.

Sair da versão mobile