Click Camboriú Política Vereador de BC propõe cota aos negros em concursos públicos do município

Vereador de BC propõe cota aos negros em concursos públicos do município

Nilson Probst quer cota de 20% aos negros em concursos públicos realizados no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo de Balneário Camboriú

O Vereador Nilson Frederico Probst (PMDB) protocolou nesta terça-feira (04) projeto de lei que prevê reserva de vagas em 20% aos negros em concursos públicos realizados no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo de Balneário Camboriú. O projeto assegura essa reserva em concursos que o número de vagas oferecidas seja superior a três, desde que devidamente constado em edital.

Para que o candidato faça parte da reserva de vagas, o mesmo deve se autodeclarar preto ou pardo no ato da inscrição, sendo utilizado quesito de cor ou raça imposto pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se constatada falsa declaração, o candidato é desclassificado. Nesses casos, ou em desistência, a vaga passa a ser do próximo candidato da lista preferencial.

A lei, quando aprovada, se aplicará apenas a editais publicados após seu vigor, não interferindo em concursos que já estejam em andamento. Na falta de candidatos negros, as vagas serão preenchidas normalmente pelos demais. O projeto prevê ainda, em seu art. 4º, que o número reservado deverá respeitar a proporcionalidade das vagas reservadas aos deficientes físicos.

“Esta atitude já acontece em concursos públicos no âmbito da União. Minha intenção é assegurar a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, promovendo-a inicialmente na administração pública”, afirmou o Vereador. O projeto segue nos tramites da casa legislativa e entrará em pauta após o parecer das comissões.


[poll id=”25″]


 

Sair da versão mobile