• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vereadores de Itajaí rejeitam investigação de irregularidades em compras de flores

A maioria dos vereadores votou contra o requerimento que pedia a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar a compra de flores em Itajaí. No documento, a vereadora Anna Carolina Martins (PRB) pedia a investigação de irregularidades no termo de referência do edital que licitou, através do sistema de pregão, a compra de 50 mil mudas de flores para o município.

A espécie licitada por R$2,10 a muda, é Impatiens híbrida spp – pleno sol – Sunpatiens. Apesar de aparentemente ter três nomes no termo de referência, a planta é a mesma, uma junção de duas espécies que formou uma variação híbrida e mais resistente. Ocorre que Sunpatiens é uma marca de planta, registrada no banco de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pela empresa Sakata Seed Sudamérica.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Por lei, nenhum edital público pode mencionar marca, só isso já está errado e deveria ser investigado, mas para piorar, os erros ou vícios no edital não param por aí”, alerta Anna Carolina. Além de mencionar uma marca registrada, o termo de referência do edital não traz nenhuma especificação da planta que será adquirida. “Não tem nem mesmo o tamanho e espessura da muda licitada, quando sabemos que são fatores determinantes para definir o preço final do produto”, afirma. Além disso, o preço é muito maior do que espécies de impatiens híbridas vendidas no comércio do próprio município, onde a muda pode custar até R$0,66.

Mesmo diante de todas as evidências que mostram irregularidades no edital e anexos, apenas a bancada de oposição votou favorável a abertura da CEI. O vereador Paulinho Amândio (PDT) chegou a sugerir que a vereadora Anna parasse de fiscalizar documentos e fosse até os canteiros do município contar a quantidade de flores plantadas. A bancada do PSD se absteve de votar a pedido do líder Douglas Cristino. O requerimento foi rejeitado por 11 votos a quatro.

“Acreditei que os vereadores deixariam a politicagem de lado e se sensibilizariam com o pedido que vem ecoando nas ruas em todo o Brasil, que é o de transparência e responsabilidade com o dinheiro público, afinal, essa é a nossa função”, lamenta a parlamentar. Com a derrota no plenário, Anna vai apresentar todos os documentos juntados em uma nova denúncia ao Ministério Público.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúPolíticaVereadores de Itajaí rejeitam investigação de irregularidades em compras de flores
PUBLICIDADE

Últimas notícias