Click Camboriú Política Prefeitura de Itajaí terá decisão final sobre valor das passagens de ônibus

Prefeitura de Itajaí terá decisão final sobre valor das passagens de ônibus

Confira os destaques da 5ª Sessão Ordinária

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal 1/2013, de autoria do vereador Thiago Morastoni (PT). O projeto dá ao Poder Executivo Municipal a decisão final sobre a correção, reajuste e revisão dos valores das tarifas do transporte coletivo. Até então, a Prefeitura definia o valor e a Câmara podia apenas aprovar ou não.

De acordo com o proponente, a emenda visa adequar a legislação municipal à Constituição Federal.

Entre os que defenderam o projeto, o vereador Fabrício Marinho (PPS) afirmou que a votação do reajuste foge às atribuições da Câmara. Segundo ele, o Legislativo tem que fiscalizar se o serviço está sendo prestado adequadamente e o estabelecimento do valor deve ser definido pela Prefeitura.

Já o vereador Carlos Augusto da Rosa – Calinho Mecânico (PP) afirmou que o Legislativo não pode fugir dessa atribuição. Para ele, esta é uma oportunidade da empresa apresentar os cálculos das planilhas, a exemplo do que foi feito no ano de 2013.

O projeto levantou um intenso debate na sessão. O que levou o vereador Thiago Morastoni a solicitar a retirada do projeto da pauta, caso fosse de interesse da maioria. Entretanto, a decisão foi pela manutenção da matéria. Em seguida o projeto foi aprovado, em segunda discussão e votação, com 14 votos favoráveis, os votos contrários dos vereadores Anna Carolina Martins (PRB), Calinho Mecânico e Osvaldo Mafra (SD) e a abstenção do vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM).

 

Confira os demais destaques da 5ª Sessão Ordinária:

Vereador Douglas assume a vaga na Comissão de Ética
Durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí, a vereadora Dulce Amaral (PSD) solicitou a saída da Comissão de Ética. A bancada do Partido Social Democrático (PSD) indicou para ocupar a vaga o vereador Douglas Cristino (PSD).

Requerimento

Vereador pede aquisição de itens de segurança para transporte de crianças
Foi aprovado o requerimento 36/2015, de autoria do vereador José Ferreira (PP), para a Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente. O vereador solicita a aquisição e disponibilização ao Conselho Tutelar de itens de segurança para o transporte de crianças em veículos, como bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação e ainda carrinhos de bebê e berços.

Vereadora solicita informações sobre possível fechamento do Lar da Criança Feliz
Foi aprovado o requerimento 38/2015, de autoria da vereadora Anna Carolina Martins (PRB), para envio de ofício à Prefeitura de Itajaí. A vereadora solicita informações sobre o possível fechamento da Associação Lar da Criança Feliz. Entre os questionamentos estão quais as medidas tomadas pelo poder público desde que a situação foi informada, quantas crianças estão abrigadas atualmente e para qual local serão encaminhadas. Todos os questionamentos estão disponíveis no site do Legislativo.

Vereador solicita intensificação de rondas no Molhe do Atalaia
Foi aprovado o requerimento 40/2015, de autoria do vereador Rafael Dezideiro (PRP), para envio de ofício ao 1º Batalhão de Polícia Militar de Itajaí. O vereador solicita a intensificação de policiamento ostensivo e rádio patrulha nas imediações da Rua Caminhos de Xinxiang, no Molhe do Atalaia.

Vereador pede liberação de financiamento para alunos do ensino superior
Foi aprovado o requerimento 42/2015, de autoria do vereador Paulo Manoel Vicente – Paulinho Amândio (PDT), para envio de ofício à Presidência da República. O vereador solicita a urgente liberação do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) para alunos de instituições de ensino não gratuitas. O requerimento foi subscrito pelos demais vereadores, com exceção de Thiago Morastoni (PT) e Giovani Felix (PT).

Vereador pede reforço policial em atendimentos críticos do Conselho Tutelar
Foi aprovado o requerimento 44/2015, de autoria do vereador Fernando Pegorini (PP), para envio de ofício ao Comando Geral da Polícia Militar de Itajaí. O vereador pede reforço policial para acompanhamento dos casos mais críticos atendidos pelo Conselho Tutelar. Além disso, o vereador pede à Prefeitura a disponibilização de guarda patrimonial na sede do Conselho Tutelar. O requerimento foi subscrito pelos vereadores Rafael Dezideiro (PRP), José Ferreira (PP) e Osvaldo Mafra (SD).

Vereador solicita rondas nas proximidades do Terminal do Cordeiros
Foi aprovado o requerimento 45/2015, de autoria do vereador Clayton Batschauer (PR), para envio de ofício ao 1º Batalhão de Polícia Militar de Itajaí. O vereador solicita a intensificação de rondas nas proximidades do Terminal do Cordeiros.

Sair da versão mobile