• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Região registra pelo menos 38 casos do golpe do bilhete premiado no primeiro semestre de 2017

Na maioria dos casos registrados, as vítimas são mulheres com idade entre 55 e 75 anos

golpe do bilhete
imagem ilustrativa

A Polícia Civil de Camboriú alerta a população sobre a sequência de golpes do bilhete premiado que vêm sendo aplicado na cidade e na região. No primeiro semestre do ano, foram registrados ao todo 38 casos em Unidades pertencentes a 29° Delegacia Regional (BC, Camboriú, Bombinhas, Canelinha, Itapema, Porto Belo e Tijucas). Todavia, o número deve ser até maior, tendo em vista que muitas das vítimas se sentem envergonhadas ao perceberem que foram enganadas, e acabam não comunicando o crime.

Na maioria dos casos registrados, as vítimas são mulheres, possuem a idade entre 55 e 75 anos, e acabam sendo o alvo dos criminosos, que exploram sua inocência.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

ENTENDA O GOLPE

Trata-se de uma história elaborada para mexer com os sentimentos da vítima e na maioria das vezes, é composto de dois personagens. O primeiro é quem aborda a vítima com a missão de pedir ajuda e despertar nela o sentimento de pena. O segundo aparece durante a conversa para dar veracidade à história e oferecer ajuda. É ele quem sugere que a vítima dê uma prova de confiança, ou seja, o dinheiro.

O primeiro golpista, com jeito de caipira pouco esperto ou de pessoa humilde, o qual aborda a vítima e pede informações sobre o endereço de uma agência da Caixa Econômica Federal dizendo que é para receber um prêmio de loteria ou outro sorteio, mostrando-a um documento bancário (falso ou forjado), constando o número do bilhete premiado e o valor do prêmio. Nesta hora, o segundo golpista entra em ação, se metendo na conversa, dizendo que levaria o suposto ‘’ganhador’’ até uma agência para retirada do prêmio, e para dar mais veracidade ao golpe, muita das vezes efetua uma ligação, supostamente para a Central da Caixa Econômica, onde uma terceira golpista confirma os ‘’números sorteados’’.

A partir disso, o primeiro golpista utiliza de algumas táticas, alegando não possuir documentos para retirar o prêmio, e por isso, pede ajuda para a vítima, entregando-a o bilhete, mas, pede uma ‘’garantia’’. Ludibriada, a vítima se mostra disposta a ajudar, assim como o segundo golpista, que entrega uma certa quantia em dinheiro a seu comparsa, dando confiança a vítima, que na maioria das vezes, junta suas economias e entrega ao criminoso, o qual diz que vai aguardar no local seu prêmio, todavia, após a vítima ir até o banco e se dar conta que caiu em um golpe, os golpistas já estão longe.

Os golpistas chegam a ‘’lucrar’’ até R$ 25 mil reais nos golpes, e para dificultar as investigações, migram de cidade para cidade, além de se revezarem nos personagens.

A orientação é a de sempre, caso alguém apareça com um bilhete de loteria, dizendo ser premiado, desconfie imediatamente, se possível, acione a Polícia.
E caso você venha ser, ou tenha sido vítima do golpe, não deixe de noticiar, pois através de sua comunicação, é que a polícia irá investigar e tirar estes criminosos de circulação.

Click CamboriúPolíciaRegião registra pelo menos 38 casos do golpe do bilhete premiado no...
PUBLICIDADE

Últimas notícias