• O portal de notícias de Balneário Camboriú

DIC de Balneário Camboriú desarticula quadrilha de roubo de cargas

Eles foram reconhecidos em pelo menos três assaltos na região de Balneário Camboriú

PUBLICIDADE
Vilson, Luis Fhelipe, Gabriel e Mizael (DIC BC / Divulgação)
Vilson, Luis Fhelipe, Gabriel e Mizael (DIC BC / Divulgação)

A Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Balneário Camboriú, identificou uma quadrilha envolvida no roubo de carga de cigarros. Os investigados Gabriel Henrique Viepsz, Luis Fhelipe de Oliveira, Mizael de Souza e Vilson da Silva Pinheiro, foram reconhecidos em pelo menos três assaltos na região de Balneário Camboriú.

Os crimes

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No dia 8 de julho de 2013, quatro homens armados assaltaram um veículo de uma empresa de cigarros no bairro Monte Alegre, em Camboriú. O motorista foi rendido e levado até uma rua pouco movimentada onde ocorreu o transbordo da carga. Nenhum suspeito foi encontrado. As investigações da DIC possibilitaram a qualificação de pelo menos dois dos suspeitos, identificados como Gabriel Henrique Viepsz e Luiz Fhelipe de Oliveira.

No dia 19 de novembro 2013, dois assaltantes abordaram um veículo da mesma empresa de cigarros, na Rua Monte Agulhas Negras, no bairro Monte Alegre, em Camboriú. A mercadoria foi transferida para o veículo de um terceiro suspeito, em uma plantação na cidade de Navegantes. Os assaltantes conseguiram fugir. Novamente as investigações identificaram Gabriel Henrique Viepsz, além de Mizael de Souza e Vilso da Silva Pinheiro como autores do crime.

No dia 3 de janeiro de 2014, um suspeito rendeu o motorista de outro veículo com carregamento de cigarros. No assalto ocorrido também em Camboriú, o homem ordenou que o motorista sentasse no banco do carona e assumiu a direção do veículo. Após o transbordo da carga, vítima e veículo foram abandonados em uma estrada próxima a BR-101, na cidade de Itajaí. Os suspeitos conseguiram fugir. Mais uma vez foi apurada a participação de Gabriel Henrique Viepsz na cena do crime.

As investigações

Após o registro dos fatos, os inquéritos policiais instaurados para a apuração dos crimes foram encaminhados para a DIC – BC, e com o aprofundamento das investigações possibilitou-se a identificação dos integrantes da quadrilha.

Diante da prova da materialidade e indícios veemente de autoria, o Delegado de Polícia Osnei Valdir de Oliveira que presidia os inquéritos policiais representou pela prisão dos investigados, sendo prontamente deferidos pelo Poder Judiciário, contudo, desde então a quadrilha não mais atuou em nosso estado. Apesar das inúmeras diligências realizadas no estado do Paraná visando à captura dos integrantes desta associação criminosa, contudo, não foram localizados, pois mudavam constantemente seus endereços, já que também havia decreto prisional expedido pela Justiça Paranaense.

A quadrilha comandada por Gabriel também foi identificada pela Polícia Civil do Paraná como responsável pela prática de dezenas de assaltos praticados naquele estado. Os criminosos que agiam com extrema violência durante a abordagem das vítimas, e eram investigados pela prática de vários roubos de cargas na região metropolitana de Curitiba.

A prisão

Em uma operação desencadeada pela Polícia Civil do Paraná no último domingo (31), em Curitiba, Policiais Civis daquele estado prenderam Gabriel. O preso possuía seis mandados de prisão em aberto expedidos pela Justiça Paranaense, e três expedidos pela Justiça Catarinense. A “Operação Dragão” ainda prendeu outras três pessoas.

A quadrilha especializada em roubo de cargas de cigarros e eletroeletrônicos é acusada do cometimento de pelo menos 100 roubos em Curitiba e Região Metropolitana, provocando um desfalque aproximado em 20 milhões de reais às empresas do ramo.

Na última sexta-feira foram cumprimentos os mandados de prisão preventiva expedidos em desfavor de Gabriel Henrique Viepsz; Mizael de Souza e Vilso da Silva Pinheiro, também investigados pela DIC de Balneário Camboriú, e que já se encontravam presos no estado do Paraná e também tiveram os mandados de prisão da Justiça catarinense, cumpridos pelos policiais paranaenses. O investigado Luis Fhelipe de Oliveira ainda se encontra foragido.

O Delegado de Polícia Osnei Valdir de Oliveira, Coordenador da DIC – BC, destaca que desde a identificação dos integrantes desta quadrilha e o deferimento dos mandados de prisão, não foram registrados crimes de roubo de carga de cigarros na região de Balneário Camboriú – SC.

Os presos permanecem recolhidos no sistema prisional do estado do Paraná, já que também foram indiciados em quase uma centena de crimes naquele estado.

Click CamboriúPolíciaDIC de Balneário Camboriú desarticula quadrilha de roubo de cargas
PUBLICIDADE

Últimas notícias