• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Cerca de 15 pessoas pernoitam nas barracas da Defesa Civil, em Itajaí

Além das barracas, é fornecido janta e café da manhã aos abrigados

(Victor Schneider / Divulgação)
(Victor Schneider / Divulgação)

Romildo dos Santos da Silva está há uma semana em Itajaí. Ele veio da Paraíba junto com outros três amigos em busca de emprego na construção civil.

Sem dinheiro e sem emprego, eles estão em situação de rua e foram acolhidos nas barracas montadas Paróquia São Vicente de Paulo, no São Vicente. “Chegou essa benção das barracas, antes eu estava dormindo na capela. Fomos muito bem acolhidos”, conta.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

São duas barracas emprestadas pela Defesa Civil de Santa Catarina, resistentes ao frio, vento e chuva. Elas foram equipadas com kits da Defesa Civil de Itajaí contendo colchão, travesseiro, cobertor, lençol e fronha. “É uma opção para as pessoas em situação de vulnerabilidade que não querem ir para a Casa de Apoio Social. Elas serão acolhidas pela igreja que com a ajuda de voluntários também oferecerá janta e café da manhã”, explica o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira.

Ivan Costa, natural do Paraná, também está de passagem por Itajaí e foi acolhido nas barracas. “É mais seguro pra gente. Não precisamos ficar na rua, passando frio e com medo. Agradecemos muito essa oportunidade”, disse Ivan. Já Andrei Marcos Onofre, que é de Itajaí, gostou da possibilidade de dormir novamente em um colchão. “Um colchão é outra coisa né? Faz tempo que não durmo num colchão”, recorda.

As barracas ficarão em Itajaí até o dia 31 de agosto. E nesse período, a Paróquia São Vicente de Paulo permanecerá fornecendo janta e café da manhã aos abrigados. Para isso, eles precisam de doações da comunidade. “Arroz, feijão, carne, pão, legumes. Tudo isso vai nos ajudar. A entrega pode ser na Ação Social da Paróquia”, acrescenta o Diácono, Juarez, responsável pela Ação Social da igreja. Ele ainda solicita agasalhos e cobertores.

Os abrigados nas barracas receberão o acompanhamento do CREAS POP. Eles fazem uma triagem para saber de onde são, porque estão na rua, fazem currículo que é encaminhado para o Balcão de Empregos. Eles também podem ser acompanhados por psicóloga e assistente social. É o mesmo acompanhamento dado às pessoas acolhidas na Casa de Apoio Social.

A Casa de Apoio Social tem 20 leitos, sendo que 16 são destinados a homens. No local, eles fazem as refeições do dia: café da manha, fruta no meio da manhã, almoço, lanche da tarde e janta. Os abrigados têm até sete dias para serem encaminhados para o CREAS POP e podem ficar até três meses na casa de apoio. Eles têm cuidadores, educadores, técnicos de enfermagem e assistência social. Hoje no local estão 18 pessoas. Alguns já estão trabalhando e todos ajudam na rotina da casa.

O CREAS POP é um serviço de média complexidade da Política da Assistência Social que trabalha no atendimento da população de rua e encaminha o usuário para os demais setores da rede (Saúde, Benefícios Sociais, Acolhimento, 2ª via de documentos etc). Tem por finalidade assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida. Em Itajaí, o serviço funciona na Rua José Pereira Liberato, nº 2.219 e atende de segunda à sexta-feira, das 08 às 18 horas.

Confira algumas fotos:

(Victor Schneider / Divulgação)
(Victor Schneider / Divulgação)
(Victor Schneider / Divulgação)
(Victor Schneider / Divulgação)
(Victor Schneider / Divulgação)
(Victor Schneider / Divulgação)
(Victor Schneider / Divulgação)
(Victor Schneider / Divulgação)
(Victor Schneider / Divulgação)
(Victor Schneider / Divulgação)
Click CamboriúNotíciasAções SociaisCerca de 15 pessoas pernoitam nas barracas da Defesa Civil, em Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias