Nesta segunda-feira (12), as forças de segurança de Balneário Camboriú realizaram a operação BC + Segura na região central da cidade. O aumento de 10% nos casos de furto na área central foi destacado pelo portal Click Camboriú, que noticiou o crescimento dos crimes. Após a divulgação dos dados, representantes da Polícia Militar e de outras corporações se reuniram na sede da Prefeitura Municipal, onde a PM, por meio do 12º Batalhão, sugeriu concentrar as ações na região devido ao aumento da demanda por segurança.
A operação mobilizou diversas unidades da Polícia Militar, incluindo a ROCAM, o Canil, a Cavalaria e equipes de inteligência, além do efetivo do 12º Batalhão. O comandante da operação, tenente-coronel Vicente, ressaltou que o objetivo principal é garantir a ordem pública e reforçar o policiamento ostensivo, especialmente nos locais de maior circulação.
Também integraram a operação a Guarda Municipal, a Diretoria de Contenção de Ocupações Irregulares e Degradação Ambiental (DCOI), a Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), com seus agentes de trânsito, a Diretoria de Fiscalização de Atividades Urbanas, além da Polícia Civil.
A Polícia Militar divulgou resultados preliminares da operação, que incluem: prisões em flagrante, apreensão de entorpecentes e objetos ilícitos, incluindo um carregador de pistola 9mm. Também foram realizadas fiscalizações com o apoio de cães farejadores e orientações de segurança a comerciantes e transeuntes, visando não apenas a repressão ao crime, mas também a conscientização da população.
Além da atuação ostensiva, o município também já anunciou outras medidas, como o envio de projetos à Câmara de Vereadores com mudanças na legislação municipal — entre elas, a regulamentação de panfletagem na região central, a pedido da Polícia Militar, e a substituição dos contentores de resíduos por modelos subterrâneos, por recomendação das forças de segurança.
A Operação BC + Segura integra uma série de medidas estratégicas elaboradas pela Polícia Militar para reforçar a segurança no município.