Click Camboriú Notícias Segurança Pública Ruas de Balneário Camboriú ganham 63 novas câmeras de videomonitoramento

Ruas de Balneário Camboriú ganham 63 novas câmeras de videomonitoramento

Dentre elas estão câmeras de reconhecimento facial que, já na fase de testes, localizaram um foragido da justiça

Divulgação

Uma das cidades turísticas mais frequentadas do país, Balneário Camboriú, que lidera o ranking de cidade mais segura do Brasil ganhou um importante reforço na segurança. Nesta quinta-feira, 26.set.2019, foram entregues 63 novas câmeras de videomonitoramento instaladas em ruas por toda a cidade. Dentre elas estão câmeras de reconhecimento facial que, já na fase de testes, localizaram um foragido da justiça. Até o fim do ano a meta é instalar 300 câmeras que formarão um cinturão digital na cidade, contribuindo com o trabalho integrado das forças de segurança.

“Balneário Camboriú foi reconhecida há alguns dias como a mais segura do país. E esse levantamento não levou em consideração esses novos investimentos que estamos fazendo como essa rede de proteção digital de segurança, em breve a cidade terá o maior efetivo de Santa Catarina de Guarda Municipal – proporcional e numérico, sem falar o trabalho integrado de todas as forças de segurança que está sendo realizado aqui e serve de case para o país. Além de tudo isso temos programas inovadores que zelam pelas pessoas e prezam pela segurança física e emocional, que são os ABRAÇOS à Vida, ao Idoso, à Mulher e ao Adolescente”, falou o prefeito Fabrício Oliveira.

As imagens das câmeras estarão disponíveis para os órgãos de segurança locais, auxiliando na prevenção e repressão de delitos. Vinte delas contarão, ainda na fase de testes, com software de reconhecimento facial e leitura de placas. “É a concretização de um sonho e de um projeto de Integração das Forças de Segurança Pública. A construção de um muro virtual de segurança iniciou hoje e essa tecnologia vai contribuir muito com a segurança da cidade e com certeza a gente vai manter o título de mais segura do país”, falou o secretário de Segurança municipal, David Queiroz.

A solenidade de apresentação das novas câmeras de videomonitoramento ocorreu na Praça Almirante Tamandaré, onde uma das novas câmeras foi instalada. Durante a apresentação, a população pôde acompanhar em tempo real o monitoramento de câmeras em diferentes pontos da cidade, dentre eles o da Passarela da Barra, bastante solicitado pelos moradores.

Destes equipamentos, 35 fazem parte do projeto Bem-te-vi, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, em parceria com os municípios catarinenses. O objetivo deste projeto é potencializar a vigilância dos logradouros públicos nos municípios participantes. Os locais foram mapeados por meio dos sistemas de gestão da Polícia Militar. “É inegável que para termos um momento como esse é necessário, primeiro de tudo, ter vontade. Vontade de querer integrar, vontade de interagir e buscar para essa cidade que todas as forças se movimentem em um único objetivo: o bem-estar desta comunidade. Hoje o que estamos presenciando é justamente isso: vontade de querer fazer e integrar, trazendo um aporte de tecnologia que efetivamente está à altura daquilo que Balneário Camboriú se projeta, como uma cidade moderna”, disse o subcomandante da Polícia Militar no Estado, o coronel Cláudio Roberto Koglin.

“Essa integração que a gente vem realizando desde o início do ano vem propiciar um avanço muito grande na segurança pública. Balneário Camboriú vem despontando no Brasil como uma das cidades mais seguras e esse trabalho em conjunto é o que leva a isso. E essas câmeras vão contribuir com que a cidade avance muito nesses índices, pois será um monitoramento inteligente com OCR – que é o identificador de placas e de face e que vai proporcionar ainda mais segurança aos munícipes”, finalizou o tenente-coronel Alexandre Coelho Vieira, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar.

* Ranking cidade mais segura do país da Urban System (Connected Smart Cities).

Sair da versão mobile