• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Escolas municipais de BC realizaram exercício de abandono de área

O intuito é trabalhar com a prevenção de incêndio nas escolas e de desastres

Defesa Civil e Bombeiros realizam exercício de abandono de área em escolas municipais
Divulgação

Quase 600 alunos dos Centro Educacionais Municipais Ivo Silveira e Tomaz Francisco Garcia, participaram nesta terça-feira (13), do primeiro exercício de abandono de área, realizado pela Secretaria de Segurança através da Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Educação, Corpo de Bombeiros Militar e Bombeiro Voluntário.

O intuito é trabalhar com a prevenção de incêndio nas escolas e de desastres. O diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo, explicou que rotas de fuga foram montadas com auxílio de um engenheiro, para evacuação da escola em caso de incêndio. “Nos propusemos a iniciar esses trabalhos para auxiliar as escolas a agirem nestas situações delicadas. Nossa ideia é realizar esse treinamento em todas as escolas do município”, disse Fabrício.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Dois treinamentos foram realizados antes do exercício oficial. A Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros conversou com professores e profissionais das escolas, passando vídeos e dando treinamento da maneira correta de evacuar a sala. Depois em um segundo momento foi realizado uma prática dada para os alunos pelos professores de como evacuar uma sala.

Ao soar do sino, alunos segurando a camiseta um do outro para não se perder e agachados para fugir da fumaça imaginária, deixaram suas salas e desceram até a parte externa das escolas. “O recomendado é que em situações como essa o professor escolha um representante para conduzir a turma na frente da fila e o adulto vá atrás para que ninguém se perca”, explicou a capitã do Corpo de Bombeiros, Fernanda Sebastiani Tibola.

A ação foi aprovada pelo aluno Luiz Felipe, de 14 anos, do CEM Ivo Silveira. “É sempre bom termos um novo aprendizado ainda mais quando se trata de preservar nossa vida”, disse ele. A intenção é que ainda este ano sejam realizadas ações no CEM Antônio Lúcio e em um Núcleo de Educação Infantil no Bairro Ariribá.

Outros ações ocorrerão em Balneário Camboriú relembrando os 10 anos da enchente de 2008 durante a “Semana de Consciência de Proteção”, que iniciará dia 19 com uma palestra transmitida ao vivo para todo o estado através das estruturas da Defesa Civil. Durante a semana, a programação de Balneário Camboriú terá os seguintes eventos:

Pelada da Resiliência
Data: 21/11
Horário: 14:00
Local: Centro Comunitário do Bairro Nova Esperança (Darci Virgílio) – Rua Doralice Bernardes S/N
Evento: Exposição “Resgate histórico da Tragédia de 2008”
Data: 22/11
Horário: 19:00
Local: Câmara de Vereadores – Av. das Flores, 675

Sessão Solene na Câmara de Vereadores – Construção da Resiliência e a Tragédia de 2008. (Certificação do GRAC)
Data: 22/11
Horário: 19:00
Local: Câmara de Vereadores – Av. das Flores, 675

Atividade com Escoteiros do Grupo Leão do Mar
Data: 24/11
Horário: 14:00
Local: Alameda Delfim de Pádua Peixoto filho, 169

Passeio Ciclístico da Comunidade Resiliente
Data: 24/11
Horário:14:00
Local: Concentração na Praça Almirante Tamandaré, Av. Atlântica

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaEscolas municipais de BC realizaram exercício de abandono de área
PUBLICIDADE

Últimas notícias