• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Defesa Civil nas Escolas realiza simulação de evacuação escolar

No dia 13 de novembro, às 16h, escolas participantes realizarão simultaneamente uma evacuação emergencial

No dia 13 de novembro às 16h organizados pelos Bombeiros e pela Defesa Civil as escolas participantes realizarão simultaneamente uma evacuação emergencial
Divulgação

Nesta quarta-feira (24) ocorreu no Centro Educacional Municipal Governador Ivo Silveira o 5º encontro do programa Defesa Civil nas Escolas, incluindo o CEM Tomaz Francisco Garcia e desta vez com participação presencial do CEM Professor Antônio Lúcio. O programa é uma parceria entre a Defesa Civil Estadual e Municipal, Secretaria de Educação e Instituto Federal Catarinense (IFC) e AMFRI, buscando aproximar os alunos, professores e a comunidade dos conhecimentos de defesa civil.

Nesta edição, os alunos trabalharam o último módulo do projeto, criando núcleos escolares ativos nas escolas participantes para que atuem como multiplicadores dos conhecimentos para os próximos anos. Os núcleos são compostos por: presidente, vice-presidente, secretário, comunicação e facilitadores – diretor e professor da respectiva instituição de ensino que irão mediar as necessidades e auxiliar conforme puderem. “A ideia do núcleo escolar é como se houvessem agentes de defesa civil mirins que pensem e apliquem dentro das escolas os princípios da proteção e defesa civil’’, explicou o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Durante o encontro os alunos e professores também realizaram a continuação do jogo de RPG desenvolvido pelo IFC que usa uma narrativa compartilhada onde os jogadores (alunos) são as únicas pessoas capazes de salvar o mundo. A adaptação serve para criar maior simplicidade e favorecer a intuição para o funcionamento do jogo, trabalhando a criatividade para solução de problemas, agindo sob pressão, gerenciando recursos e planejamento, além de conceitos como aceitação das opiniões diversas. O próximo encontro está programado para o dia 22 de novembro, ocorrendo durante a semana memorial aos dez anos da enchente de 2008, e em conjunto com o seminário de Defesa Civil que acontecerá no Centreventos de Itajaí. Haverá transporte para as três escolas ao seminário.

“O encontro de ontem foi muito produtivo e legal. Pudemos ter a experiência de fazer o trabalho tentando achar soluções pra um problema que o Leandro da Defesa Civil lançou e assim entender mais ou menos o trabalho deles. Esse trabalho está sendo muito legal de desenvolver, mais contato com a realidade da Defesa Civil dentro da escola e passar isso para os alunos, pais e comunidade’’, disse a professora do CEM Professor Antônio Lúcio, Ingrid Alves Pereira.

Os alunos também foram lembrados sobre o concurso de desenhos relacionados às enchentes, a exposição fotográfica, a simulação de evacuação escolar e sua formatura. No dia 13 de novembro, às 16h, organizados pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil, as escolas participantes realizarão simultaneamente uma evacuação emergencial. Já foram realizados levantamentos gerais, analisados os principais pontos e características das escolas, dificuldades, como é a saída dos alunos e qual será o ponto de encontro. Os organizadores também farão uma capacitação para os funcionários das escolas para que o exercício seja realizado. Um engenheiro de segurança do município está elaborando mapas para as rotas de fuga.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaDefesa Civil nas Escolas realiza simulação de evacuação escolar
PUBLICIDADE

Últimas notícias