• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Defesa Civil de BC acompanha o Simulado Integrado de Respostas e Desastres

Cerca de mil profissionais simularam reações a situações de desastres durante 72h ininterruptas

DEFESA CIVIL SIMULADO EXÉRCITO 4
Divulgação

Nesta semana, as forças de segurança do Vale do Itajaí participaram do Simulado Integrado de Resposta a Desastres, organizado pelo Exército Brasileiro. A Defesa Civil de Balneário Camboriú acompanhou as ações na terça e quarta-feira (15 e 16), durante o período noturno.

Cerca de mil profissionais simularam reações a situações de desastres durante 72h ininterruptas, como busca por pessoas após enchentes, desmoronamentos, hospitais de campanha, remoções de pessoas de áreas de risco, entre outros. Participaram as forças do Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU e Defesa Civil das cidades de Blumenau, Pomerode, Gaspar e Itajaí.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Durante o simulado, os grupos ficaram em estado de alerta, enquanto o Exército criava cenários que deveriam ser solucionados pela atuação em conjunto entre as forças de segurança pública. Para a Defesa Civil, a importância de participar deste simulado é exercitar a prática em gestão de crises. “Como todos os órgãos estão atendendo ao mesmo tempo as ocorrências e chamados, monitorar e gerenciar toda essa equipe através da sala de dados demanda uma prática para que não existam falhas em situações reais. Também tem a prática burocrática de gerar a documentação para decretar situação de emergência ou calamidade’’, explica o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú Fabrício Melo.

Hoje também ocorre a inauguração oficial do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD).

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaDefesa Civil de BC acompanha o Simulado Integrado de Respostas e Desastres
PUBLICIDADE

Últimas notícias