Click Camboriú Notícias Segurança Pública Cães do K9 da Guarda Municipal participam de treinamento na Base Aérea...

Cães do K9 da Guarda Municipal participam de treinamento na Base Aérea de Florianópolis

O principal objetivo desse treinamento é preparar os cães Apolo e Nutella para abordagens, rondas escolares e eventos públicos

Divulgação
DSC 0140
Divulgação

O grupo de patrulhamento com cães K9 da Guarda Municipal de Balneário Camboriú realiza diariamente um trabalho em busca de drogas e armas ilegais no município e região. Nesta sexta-feira, 20, os cães Black, Apolo e Nutella, em conjunto dos integrantes do K9, participaram de um treinamento no Canil da Base Aérea de Florianópolis, ministrado pelo adestrador Eron Marrom Kaizer.

O Canil da Força Aérea tem 18 anos de atividade e no momento possui oito cães: seis Pastores Belgas de Malinois, a mesma raça do Black; um Pastor Holandês, da mesma raça do Apolo; e um Rottweiler. Os cães são treinados diariamente por sete soldados que compõem os integrantes do Canil da Força Aérea.

Segundo o Terceiro Sargento, Leandro Mendes dos Santos, os cães da Força Áerea são utilizados para cuidar da base e do material bélico, para faro de entorpecentes, também servem como cães de busca e captura, de abordagem e Controle de Distúrbio Civil (CDC). “Trabalhamos aqui, na marinha e no exército. Temos um convívio bom com as outras forças de segurança. Nossa socialização é excelente e tem trazido bons resultados porque é com essa troca que todos nós crescemos. Passamos nossa forma de trabalho e observamos a forma de trabalho de outras instituições. Através disso vamos adaptando nossa doutrina na busca de sempre melhorar”, explicou.

O principal objetivo desse treinamento é preparar os cães Apolo e Nutella para abordagens, rondas escolares e eventos públicos. O Black já é o cão operacional da Guarda Municipal por ter mais experiência e tempo de treino. “O treinamento foi muito importante não só para os cães, mas também para os condutores, afinal eles trabalham em equipe, em sintonia. Todos estão capacitados, porém é sempre bom buscamos melhorar o serviço”, explicou o adestrador Eron.

Para o supervisor do K9 da Guarda Municipal, Gustavo Belz, treinamentos como este são muito proveitosos para os cães, os integrantes e as instituições. “Poder realizar esse trabalho fortalece o vínculo entre as instituições e permite que todas elas ofereçam um serviço melhor as suas populações, além de melhorar a sintonia e as técnicas das equipes e seus cães”.

Sair da versão mobile