Click Camboriú Notícias Segurança Pública Guarda Municipal recebe homenagem por salvar vida de criança afogada

Guarda Municipal recebe homenagem por salvar vida de criança afogada

O GM Telmo disse que os treinamentos constantes oferecidos pela Secretaria de Segurança, o ajudaram a realizar o salvamento

Divulgação
13 03 18 Moção GM Ricardo Oliveira 1
Divulgação

O ato heroico do guarda municipal, Telmo João Ricardo Cardoso, que salvou uma criança afogada em uma piscina no município de Governador Celso Ramos, continuou rendendo homenagens. Nesta terça-feira, 13, o GM recebeu uma moção de congratulação das mãos do vereador Marcelo Achutti.

O GM Telmo disse que os treinamentos constantes oferecidos pela Secretaria de Segurança, o ajudaram a realizar o salvamento, junto como irmão Leandro José Cardoso, também guarda municipal no município de São José. “Fiz parte da primeira turma da aula de Primeiros Socorros, que tiveram atividades de atendimento com massagem pulmonar. Essas lições passadas pelo SAMU, foram fundamentais para esse salvamento”, disse ele.

“O ato de salvar uma vida tem um valor imensurável, por isso, não poderia deixar de reconhecer e prestar essa homenagem”, disse Achutti.

Os cursos com relação a Biossegurança e Primeiros Socorros, tiveram a participação de todos os guardas municipais, 20 agentes de trânsito e 20 guardas patrimoniais, com a conclusão da última turma na próxima segunda-feira, 19.

Entre os próximos cursos, está programado um curso de Defesa Pessoal obrigatória, que inicia na próxima segunda-feira, 19, ministrado por um professor de MMA. Já na segunda-feira, dia 26 de março, os GMs iniciam suas práticas de tiro deste ano. De acordo com a Lei Federal Nº 5123/04, o Porte de Arma de Fogo aos profissionais é concedido desde que comprovada a realização de treinamento técnico de, no mínimo, sessenta horas para armas de repetição e cem horas para arma semiautomática, sendo necessário o treinamento para manutenção e renovação do convênio entre Polícia Federal e Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, além de validação do porte de arma individual de cada Guarda Municipal, o qual poderá ser considerado apto ou inapto.

Desde o ano passado, a Secretaria de Segurança investe em treinamentos e reciclagem dos profissionais, como: Defesa Pessoal, Algemamento, Controle de Distúrbios, Instruções Teóricas e Práticas, para uso, manuseio, manutenção e procedimentos de segurança utilizando armas de fogo, abordagens veiculares, entre outros. “Desde que assumimos a segurança, nos preocupamos em ter guardas preparados para atender nos diversos tipos de ocorrências sempre com eficiência e agilidade, por isso estamos oferecendo treinamentos diversos tanto teórico, quanto prático”, disse o secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira.

Sair da versão mobile