• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Comitiva de Segurança de Rondônia conhece Totens de Monitoramento de BC

Além da comitiva de Rondônia, outros estados também estão agendando visitas na cidade

COMITIVA RONDÔNIA GEOVAN MACIEL 4 edited
Geovan Maciel / Divulgação

Neste sábado (03) a Central de Monitoramento 153 da Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú recebeu a visita de uma comitiva do estado de Rondônia que veio conhecer os Totens de Segurança e Monitoramento, instalados há um mês na cidade.

A comitiva era formada pelo secretário de Segurança do Estado de Rondônia, Cel. Caetano de Souza; o diretor institucional responsável pelo monitoramento do Estado, Cel. Gonçalves; o comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, Cel. Ênedy Dias de Araújo; o chefe do Gabinete Militar da Prefeitura de Porto Velho, Cel. Apolonio Serafim da Silva Neto e o secretário-adjunto da Secretaria de Trânsito de Porto Velho, o engenheiro de tráfego Fábio Sartori Vieira.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A visita iniciou pela Central de Monitoramento 153, onde eles puderam ver na prática o funcionamento dos totens e como é feito o monitoramento por Guardas Municipais e Agentes de Trânsito, que foram treinados para a função. Em seguida eles estiveram em alguns pontos de instalação dos equipamentos. “No estado de Rondônia nós estamos fazendo investimentos em inteligência e tecnologia. Fizemos algumas pesquisas, recentemente tivemos em Israel e agora apareceu esse case de Balneário Camboriú que viemos conhecer. Mais importante de tudo não é somente a câmera, mas a integração dos sistemas, a informação cruzando com a inteligência, a qualificação das pessoas para análise disso para que as polícias possam atuar. O que eu vi aqui, nós ficamos impressionados. Uma coisa simples, mas muito eficiente e que serve sim de modelo”, relatou o secretário de Segurança do Estado de Rondônia, Cel. Caetano de Souza.

Balneário Camboriú possui 10 totens instalados em pontos estratégicos da cidade, que monitoram o trânsito e todas as situações envolvendo segurança. Equipados com diversos sensores e seis câmeras com zoom e movimento 360° os totens são capazes de analisar a movimentação específica ao redor, gravar todos os acontecimentos e fazer o reconhecimento facial. Além disso, possuem sensores de vandalismo, informações meteorológicas e radar OCR para identificação dos veículos e velocidade. Os totens também possuem um botão de emergência que pode ser acionado pela população, que diretamente entra em contato com a Central de Monitoramento.

Além da comitiva de Rondônia, outros estados também estão agendando visitas na cidade. “Balneário Camboriú já está sendo referência no sistema de monitoramento. Outros estados estão vindo conhecer nosso sistema, estamos trocando experiência com eles. Isso mostra que foi um acerto o nosso investimento nos totens. Além de instituições públicas, empresas privadas também estão vindo conhecer os equipamentos, como a Gerdau que veio com os seus diretores fazer análise do que temos aqui”, falou o secretário de Segurança, Gabriel Castanheira.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaComitiva de Segurança de Rondônia conhece Totens de Monitoramento de BC
PUBLICIDADE

Últimas notícias