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Guarda Municipal atendeu mais de 27 mil ocorrências pelo 153 em 2017

Além da GM, as ocorrências atendidas pela Central de Atendimento da Segurança também são verificadas pela Guarda Ambiental e pelo GOP

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Divulgação

O ano de 2017 foi de muito trabalho para a Guarda Municipal (GM) de Balneário Camboriú. No ano passado, foram atendidas 27.503 ocorrências pela Central de Atendimento da Segurança, o 153. O número foi 70% maior que em 2016, onde foram registrados 16.157 atendimentos pela central. Além da Guarda Municipal, as ocorrências atendidas pela Central de Atendimento da Segurança também são verificadas pela Guarda Ambiental e Grupo de Operações Preventivas (GOP).

Em 12 meses houve aumento, comparado com o ano anterior, na atuação da Guarda Municipal em todos os tipos de ocorrência, como posse de drogas (aumento de 108%), tráfico de drogas (aumento de 110%), mandado de prisão (aumento de 160%), apreensão de arma de fogo (aumento de 62%) e furtos (aumento de 37%). Apenas veículos recuperados com registro de roubo/furto que teve queda de 6%, em comparação a 2016. O mês de janeiro de 2017 foi o que mais teve registro de ocorrências pelo 153. Foram 3.118, 77,36% a mais que em 2016, que contabilizou 1.758 chamados para a central.

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O número de conduções feitas pela GM para a Delegacia de Polícia Civil também subiu em 2017. Ao todo, foram 1.040 prisões/conduções, 51,8% a mais que em 2016, quando houve 685 prisões/conduções. Dentre as conduções feitas no ano passado estão 179 por posse de drogas, 84 por tráfico de drogas, 120 mandados de prisão cumpridos, 13 apreensão de armas, 46 veículos recuperados e 102 conduções por furtos.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Gabriel Castanheira, os números são muito positivos e mostram a presença efetiva da GM nas ruas. “A população está confiando e solicitando mais a Guarda devido à proximidade e a eficiência nos atendimentos. Estamos investindo em treinamento e profissionalizando a GM. Para 2018, vamos estender esses treinamentos para os Agentes de Trânsito e Guardas Patrimoniais, mudar a identidade visual dessas unidades, para que a população reconheça e identifique quem está prestando o serviço. Acredito que na primeira quinzena de janeiro os totens estejam em pleno funcionamento, e durante o ano investiremos em novas tecnologias que vão nos possibilitar um atendimento de excelência”, comentou. Além da presença efetiva dos GMS nas ruas, a motivação deles foi fundamental para a efetividade da atuação da Guarda Municipal.

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