• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Bombeiros Voluntários de BC apresentam a primeira ‘bikelância’ de SC

bikelancia
Divulgação

A possibilidade de implantar o serviço de Bikelância – ambulância em bicicleta – em Balneário Camboriú vem sendo estudada, planejada e adaptada para a realidade da cidade desde o ano de 2014 pelos Bombeiros Voluntários. A ideia partiu do modelo já utilizado em Londres e Canadá.

Este recurso será utilizado para prestar o primeiro atendimento a ocorrências de Urgência/Emergência onde os operadores deslocarão até o local para prestar o primeiro atendimento enquanto a ambulância esta em deslocamento.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Desta forma os operadores em contato com o médico regulador do SAMU, comunicam as informações do estado de saúde do paciente, permitindo que o médico regulador tenha condições de decidir qual tipo de ambulância vai encaminhar para o local, sendo básica ou avançada.

Este método de atendimento visa a otimização das viaturas de resgate, onde muitas vezes são deslocadas ambulâncias para uma determinada ocorrência que não era necessário empenhar este recurso, sendo assim, de acordo com a gravidade da ocorrência os operadores poderão resolver a situação no local, sem que haja necessidade de encaminhar um veículo de emergência.

Outra vantagem deste serviço é que os operadores permanecerão em rondas preventivas divididas por setores. Desta forma o tempo-resposta ao atendimento desta ocorrência será menor, tendo em vista que na maioria dos casos os operadores estarão próximos do local da ocorrência e o deslocamento será rápido e curto.

O principal objetivo de empregar a Bikelância em Balneário Camboriú é de trabalhar em parceria com os órgãos públicos de resposta a emergências e somar forças para proporcionar a melhoria constante no atendimento a comunidade.

Esta é a primeira Bikelância elaborada e constituída nestas características de montagem e modelo pelos Bombeiros Voluntários e que segue a Instrução Normativa criada pela unidade de Balneário Camboriú para este específico serviço.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaBombeiros Voluntários de BC apresentam a primeira 'bikelância' de SC
PUBLICIDADE

Últimas notícias