Click Camboriú Notícias Segurança Pública Delegacia instala sistema de captação de depoimentos em audiovisual, em Camboriú

Delegacia instala sistema de captação de depoimentos em audiovisual, em Camboriú

Sistema propicia redução de cerca de 80% no tempo que os processos de captação de depoimento levam

Divulgação
audiovisual
Divulgação

A DPCAMI – Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso da 29ª Delegacia Regional de Polícia Civil, de Balneário Camboriú, conta com um moderno sistema de Audiovisual, que garantirá mais agilidade e transparência nos procedimentos policiais. O sistema possibilita a coleta de todos os depoimentos no formato de captação de imagem e som, propiciando redução de 80% do tempo dos processos de coleta de depoimentos.

Com o novo sistema, os delegados substituirão o papel durante o interrogatório, além de que, quando o policial militar ou agente de investigação da Polícia Civil entrega situações de flagrante nas unidades que tem por atribuição recebê-las, consegue, em menor tempo, prestar o depoimento e estar liberado para outras atividades ou retorno ao serviço ostensivo. Isso resulta numa vantagem muito maior para a segurança pública da cidade e da região. O mesmo vale para as vítimas e testemunhas que, eventualmente, prestem depoimento.

Para a DPCAMI, este tipo de procedimento será muito importante, já que, principalmente as crianças e as mulheres vítimas de agressão poderão permanecer tempo menor na Delegacia, diminuindo o sofrimento.

Outra grande vantagem do sistema de captação de depoimentos por audiovisual é a fidelidade e a confiabilidade das informações que são impossíveis de se transmitir para o papel, tais como tom de voz, comportamento, nervosismo, expressões faciais e corporais, além de impedir que o depoente, em juízo, alegue ter sofrido tortura, maus tratos ou que não tenha dito aquilo. O software, desenvolvido por uma empresa gaúcha, impede que os arquivos sejam editados ou alterados, garantindo maior segurança e transparência ao processo.

O encaminhamento dos arquivos de audiovisual para o poder judiciário poderá ser feito por e-mail ou em cópias do CD que é gravado pelo equipamento. Os escrivães de polícia já receberam treinamento para operar o software e, gradativamente, repassam o conhecimento aos demais agentes.

Sair da versão mobile