• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Guarda Municipal de Balneário Camboriú conclui curso de Libras

A intenção é promover a inclusão social e aprimorar a comunicação dos GMs com os surdos por meio da Língua Brasileira de Sinais

(Divulgação SSE)
(Divulgação SSE)

Guardas Municipais de Balneário Camboriú concluíram, nesta sexta-feira (20), o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). As aulas foram realizadas no Centro Educacional Municipal (CEM) Jardim Iate Clube de 16 a 20 deste mês.

De acordo com a comandante da Guarda Municipal, Tais Baruffi, “a intenção é promover a inclusão social e aprimorar a comunicação dos agentes de segurança pública com os surdos por meio da Língua Brasileira de Sinais. Todos se inscreveram voluntariamente e pretendemos continuar com as turmas no ano que vem. Queremos que os formados aprimorem os conhecimentos, e outros possam ser inseridos”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O curso foi ministrado em parceria com a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial. “Eles aprenderam todos os sinais para poder orientar a auxiliar os deficientes auditivos durante uma abordagem em várias situações. É, principalmente, um processo de inclusão social”, esclareceu o professor do curso, Anderson Ari Nicolau.

Além de aulas teóricas, os alunos treinaram o uso prático da língua, simulando situações comuns à atividade dos Guardas Municipais. Os alunos também tiveram contato com um aluno surdo durante a aula para praticar o uso da língua. O professor explica que não é só uma questão de aprimoramento dos trabalhos dos agentes de segurança pública, mas também de melhoria da acessibilidade. “Por exemplo: uma vítima de assalto quer explicar a cor da roupa do assaltante, para que lado seguiu e o que levou. Nesses casos, o conhecimento de Libras será de grande valia”, concluiu Nicolau.

O curso foi muito produtivo. É uma forma de encarar o surdo como cidadão que tem acesso a um atendimento de qualidade. A parceria entre as Secretarias de Segurança e Educação deu certo e no ano que vem com certeza vamos nos aperfeiçoar nesta área”, destaca a GM Tassia Bruna Carvalho.

É extremamente importante o conhecimento da Libras por parte da Guarda Municipal. São nossos parceiros dentro das unidades, estão sempre em contato com nossos alunos e precisa haver comunicação com todos“, afirmou a diretora Geral do Colegiado da Educação, Simone da Silva Ricardo.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaGuarda Municipal de Balneário Camboriú conclui curso de Libras
PUBLICIDADE

Últimas notícias