• O portal de notícias de Balneário Camboriú

SGS intensifica vigilância no Morro do Careca

Foto: Arquivo SGS
Foto: Arquivo SGS

Nos últimos dias a Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública (SGS), por meio da Guarda Municipal, intensificou incursões no Morro do Careca. O local, que por Lei é declarado de utilidade pública, tem sido alvo da marginalidade. Com vigilância permanente e varreduras do Grupo de Operações Preventivas (GOP), a SGS pretende inibir ações criminosas.

O Complexo Turístico Morro do Careca (CTMC) foi criado pela Lei 3.471/2012 que estabelece critérios para a prática de voo Livre no município. Localizado no Bairro Praia dos Amores, o Complexo tem uma área aproximada de 15,8 ha (quinze hectares e oito mil metros quadrados). O CTMC caracteriza-se por ser uma Área de Preservação Permanente (APP), com relevante interesse público, voltado para as atividades relacionadas ao turismo, educação, esporte e preservação ambiental. No local devem ser promovidas atividades relacionadas à manutenção do espaço público e de seu sistema nativo, inclusive com a recuperação das áreas degradadas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Porém, nos últimos meses são frequentes os casos de vandalismo, furtos, atos obscenos, pichações e incêndios criminosos. Além disso, o lugar está sendo utilizado para uso de entorpecentes e voos de parapente de pessoas sem habilitação. O CTMC funciona das 8h às 21h e nos outros horários a entrada era censurada por cancelas, correntes e cadeados que foram repostos várias vezes por terem sido arrancados pelos invasores.

Por determinação do Secretário de Segurança, Edemir Meister, a presença da Guarda Municipal no local foi intensificada e o GOP adentra frequentemente na mata a procura de pessoas escondidas. Meister também determinou que fossem instaladas câmeras de segurança no local. Esta semana foi realizado um estudo com mapeamento dos locais onde serão colocados os equipamentos.

O Secretário de Segurança Edemir Meister explica que os Guardas Municipais sempre estão cotidianamente no Morro do Careca, mas, como sua presença é percebida já na subida do morro, proporciona aos delinquentes sumirem na mata, impedindo as prisões em flagrante. “Agora o GOP está encarregado de fazer incursões pelos flancos do morro e pelo meio da mata, durante o dia e à noite, fazendo uma varredura em todos os caminhos que lhe dão acesso; bem como, colocaremos nos próximos dias naquela área câmaras de videomonitoramento em pontos estratégicos, para dar mais segurança às pessoas de bem que lá frequentam e inibir qualquer ação criminosa no local”, garante.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaSGS intensifica vigilância no Morro do Careca
PUBLICIDADE

Últimas notícias