• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Bombeiros dão dicas de segurança nas praias

Foto: Celso Peixoto
Foto: Celso Peixoto

Balneário Camboriú é conhecida como a Capital Catarinense do Turismo. Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas o numero de banhistas sobe e existem algumas dicas básicas que devem ser seguidas antes de entrar no mar. O Corpo de Bombeiros trabalha para orientar e garantir a segurança de todos que visitam as praias da cidade.

Leia também: Terceira morte por afogamento é registrada em menos de um mês em Balneário Camboriú

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O coronel do Corpo de Bombeiros do município, Walter Ferreira Póvoas Júnior, conta que Balneário Camboriú é a única cidade do estado de Santa Catarina que possui equipes de salvamento na orla, o ano todo. “Durante a temporada de verão, nós trabalhamos nos finais de semana com 20 guarda-vidas e 14 de segunda à sexta-feira. Fora de temporada o município atua com 10 agentes nas praias”, afirma. Ainda segundo o coronel, o município tem hoje seis postos de guarda fixos e mais os postos moveis, que são distribuídos dependendo da necessidade de cada praia. Os agentes atuam das 7h às 19h e são divididos em turnos. As praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho possuem postos que são ativados no decorrer do mês de novembro. Neste ano a praia de Laranjeiras também terá um posto salva-vidas.

O tenente Daniel Dutra, responsável pelas equipes de salvamento aquático, explica que os salva-vidas estão sempre bem preparados para pronto atendimento aos banhistas e que o intuito principal é preservar a vida das pessoas que se envolvem em situações críticas no mar. “No entanto, somente o bom treinamento dos agentes não basta, é preciso que a população se conscientize e colabore com os trabalhos”, diz o tenente.

Dutra dá algumas dicas importantes para moradores e turistas aproveitarem bem o verão, longe dos perigos do mar:
– Procure praias que estejam com o posto de salva-vidas ativo e procure tomar banho de mar próximo a estes postos;
– Evite o consumo de bebidas alcoólicas e comidas pesadas antes de entrar no mar;
– Evite tomar banho em costões (extremidade das praias, presente principalmente nas praias agrestes do município);
– Não levar brinquedos infláveis ou bóias para o mar, pois com elas as pessoas podem ser arrastadas pela correnteza;
– Em caso de incidentes com água-viva, o mais indicado é lavar o lugar do ferimento com vinagre e água corrente e procurar o hospital mais próximo;
– Com as crianças o cuidado deve ser redobrado, as mesmas devem ser orientadas pelos pais e indicamos o uso de pulseiras de identificação;
O tenente ainda lembra que é muito importante respeitar as bandeiras de sinalização do estado do mar, localizadas nos postos salva-vidas. “As bandeiras são representadas nas cores: verde (mar bom), amarela (mar regular) e vermelha (mar ruim). Se a bandeira que estiver dentro do mar ou na areia for de cor vermelha significa sinal de perigo e por isso deve-se evitar aquele local”, enfatiza Dutra.

Além da segurança no mar

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Segurança e Incolumidade Pública, atua diariamente com agentes da Guarda Municipal no calçadão da Praia Central, além de rondas nas Praias Agrestes. Os agentes fazem um trabalho ostensivo pelas ruas do município, garantindo ainda mais a segurança de moradores e turistas. “Tanto a população quanto os turistas devem se sentir seguros ao aproveitar as praias em qualquer horário, seja para passear ou até fazer caminhadas. Por isso a segurança no calçadão e nas ruas também é importante, além da segurança no mar”, explica o secretário João Olindino ‘Dão’ Koeddermann.

Projeto Golfinho
Agora na temporada de verão o Corpo de Bombeiros inicia o Projeto Golfinho, que vai realizar semanalmente cursos com crianças de 8 a 12 anos, sobre como agir em situações de emergência e como identificar os pontos de perigo no mar. Os cursos vão conter também aulas de educação física, aulas sobre meio ambiente, jogos e gincanas. As inscrições devem ser feitas pelos pais e responsáveis das crianças, nos postos guarda-vidas.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaBombeiros dão dicas de segurança nas praias
PUBLICIDADE

Últimas notícias