Click Camboriú Notícias Segurança Pública Comissão de Segurança da CVI quer agilidade na criação da Guarda Municipal...

Comissão de Segurança da CVI quer agilidade na criação da Guarda Municipal Comunitária

Itajaí A população catarinense vive hoje dias de insegurança, em virtude dos constantes ataques criminosos que se espalham pelo Estado. Em Itajaí a situação não é diferente e o medo tem se espalhado pelas ruas. Pensando na proteção da população e nas reivindicações da comunidade em defesa da cidadania e da segurança dos bens e serviços públicos e privados, a Comissão de Segurança da Câmara de Vereadores de Itajaí – composta pelos parlamentares Carlos Ely (PPS), Thiago Morastoni (PT) e José Ferreira (PP) – pede urgência da Prefeitura de Itajaí no envio ao Legislativo do projeto de criação da Guarda Municipal Comunitária.

O presidente da Comissão de Segurança, Carlos Ely, lembra que a proposta tem um amparo legal, pois é respaldada pelo Ministério da Justiça, e irá cobrir uma lacuna existente no município, de quantitativo operacional voltado à segurança, pois há mais de 20 anos as Polícias Militar e Civil sofrem com a falta de efetivo. “Devemos e podemos, como sociedade, reivindicar a criação da Guarda Municipal Comunitária. Uma guarda academicamente preparada, concursada, com carreira, armada, que fará o controle social externo e auxiliará as polícias em nosso dia a dia no combate à violência e ao tráfico de drogas”, destaca Ely.

Thiago Morastoni, vice-presidente da Comissão de Segurança, ressalta a importância do município agilizar este processo burocrático. “É uma questão de urgência. Quanto antes a Prefeitura enviar o projeto de criação da guarda à Câmara, mais cedo teremos reforço nas ruas para auxiliar na segurança dos itajaienses”, lembra o vereador.

José Ferreira, relator da Comissão de Segurança, faz questão de salientar o caráter emergencial da questão. “A segurança é dever de todos e a hora de agir é agora. Amanhã poderá ser tarde”, ressalta.

Sair da versão mobile