• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Mais 42 Guardas Municipais se formam e efetivo sobe para 100

gm
Foto: Celso Peixoto

Em solenidade na manhã desta sexta-feira (2), na sede do 12° Batalhão da Polícia Militar, ocorreu a formatura de mais 42 Guardas Municipais, que se somam aos cerca de 60 que já fazem parte da corporação e atuam nas ruas da cidade. O intuito, de acordo com o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, é reforçar a segurança no município, um dos mais importantes serviços prestados pelo poder público à comunidade.

“A Guarda Municipal é uma realidade hoje em Balneário Camboriú. Eu conheço muitas cidades, muitos lugares, praticamente toda Santa Catarina, e sempre que viajo tenho vontade de voltar a Balneário Camboriú. Nossa cidade é organizada e a concretização da Guarda faz parte desta realidade”, declarou o prefeito.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com o comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Renato Thiesen, a Guarda Municipal pertence à comunidade de Balneário Camboriú. “Recebemos no quartel um grupo de cidadãos e devolvemos à sociedade guardas formados”, afirmou o comandante.

Todos os GMs já atuantes no município foram admitidos através de concurso público, cumprindo uma carga horária de 800horas/aula com disciplinas teóricas e práticas, em um curso obrigatório, coordenado pela Polícia Militar. O curso de formação para a segunda turma da GM iniciou no dia 3 de outubro de 2011, com a grade curricular definida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o qual abordou matérias como as funções da guarda, ética, direitos humanos e cidadania, legislação, técnicas e procedimentos operacionais e primeiros socorros, defesa pessoal e emprego de equipamentos, o uso de revólver e pistola.

O secretário de Segurança, Nilson Probst, lembra que a GM atua 24 horas por dia nos principais espaços públicos do município, sendo que dados estatísticos das polícias indicaram a diminuição de 80% nos índices de criminalidade no município desde que a guarda foi implantada. No deck do Pontal Norte, por exemplo, os índices chegaram a 100% de diminuição. “A parceria que existe na segurança pública em Balneário Camboriú deve servir de exemplo para outros municípios”, salientou.

Dentre as inúmeras autoridades presentes estavam o vice-prefeito Cláudio Dalvesco, o comandante da Terceira Região de Polícia Militar, Coronel José Lúcio Pires, delegada regional de Polícia Civil, doutora Magali Nunes Ignacio, promotor de Justiça, doutor Mário Vieira, o juiz Roque Ceruti, além dos vereadores Orlando Angioletti, presidente da Câmara Municipal, Roberto Souza Júnior, Asenil Medeiros, Marcos Kurtz e Dão Koeddermann.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaMais 42 Guardas Municipais se formam e efetivo sobe para 100
PUBLICIDADE

Últimas notícias