O Governo de Santa Catarina assumirá a gestão do Hospital e Maternidade Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. O anúncio foi oficializado nesta quarta-feira, 11 de junho, com a assinatura de um Protocolo de Intenções entre o governador Jorginho Mello, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, e a prefeita Juliana Pavan. O ato ocorreu na Casa d’Agronômica, residência oficial do governador, em Florianópolis.
O acordo visa iniciar uma transição administrativa da unidade hospitalar, atualmente gerida pela prefeitura, para o Governo do Estado. A medida tem como objetivo melhorar o atendimento à população da região da Foz do Rio Itajaí, beneficiada pelos serviços de média e alta complexidade oferecidos pelo hospital.
“A gente vai ajudar Balneário Camboriú e toda a região, estamos pensando na população que mais precisa, uma demanda que dura há muitos anos e nós vamos resolver”, afirmou o governador Jorginho Mello durante o evento.
Desde 2023, o Estado vinha sinalizando apoio ao município diante das dificuldades enfrentadas pelo hospital. Segundo a prefeita Juliana Pavan, o momento representa um avanço histórico para a cidade. “Este é um momento histórico para Balneário Camboriú, com o reconhecimento de que o Hospital Ruth Cardoso presta um serviço regional. Agradeço ao governador Jorginho Mello por ter atendido ao nosso pedido”, declarou.
O Hospital Ruth Cardoso recebe recursos mensais do Governo do Estado por meio do Programa de Valorização dos Hospitais, com repasses destinados aos atendimentos de urgência e emergência, leitos de UTI e maternidade.
Com a assinatura do protocolo, o próximo passo será a tramitação de legislações complementares em âmbito estadual e municipal. A expectativa, segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, é que um edital para nova gestão seja publicado nos próximos meses.
“A partir de agora, vamos avançar na parte da legislação municipal e estadual, com o objetivo de, em breve, publicar um edital para uma nova gestão do hospital. A expectativa é que a transição ocorra até o mês de setembro, em uma ação conjunta entre o Estado e o município. É um pedido do governador Jorginho Mello, priorizar as pessoas com atendimento qualificado e assumindo a responsabilidade”, explicou Demarchi.