• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Campanha de vacinação contra o sarampo segue no mês de novembro em BC

O objetivo é promover a atualização da carteira de vacinação

Segundo determinação do Ministério da Saúde, em novembro ocorre a segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo em todo o país. A partir desta segunda-feira, 18.nov.2019, a Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú intensificará a ação aos jovens adultos, de 20 a 29 anos, não vacinados ou que não possuem comprovante de vacina. O objetivo é promover a atualização da carteira de vacinação, já que esta é a faixa etária que mais possui casos confirmados de sarampo nas cidades brasileiras que se mantém em surto ativo.

Em Balneário Camboriú, precisam ser vacinados cerca de 70% deste grupo. As doses da vacina serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e o Dia “D” desta segunda etapa será realizado no dia 30 de novembro (sábado), das 8h às 17h, em todo o país. “O sarampo é uma doença grave, muitos destes jovens adultos não possuem a imunização e esta é a faixa etária que mais possui casos confirmados. Para isso, além da campanha, iniciamos a vacinação nas universidades para facilitar a realização desta imunização”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Ribeiro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Vale lembrar que toda a população precisa se vacinar contra esta doença, pois o sarampo é altamente contagioso e de fácil transmissão, por meio das vias aéreas superiores, ou seja, secreções expelidas ao espirrar, tossir, falar e respirar. Os sintomas iniciais são bem parecidos com a gripe e por isso a doença não é descoberta cedo. São eles: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal, além de mal estar intenso. Após estes sintomas há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

Click CamboriúNotíciasSaúdeCampanha de vacinação contra o sarampo segue no mês de novembro em...
PUBLICIDADE

Últimas notícias