• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Trabalho com imigrantes no Ruth Cardoso é apresentado em Congresso Sul Brasileiro

O trabalho aborda as experiências das acadêmicas no atendimento de imigrantes haitianos na unidade de urgência e emergência do Hospital Municipal Ruth Cardoso

As acadêmicas de enfermagem, Jeane Cristina Ramos de Campos e Thais Jéssica Ramos, da Universidade do Vale do Itajaí apresentarão na segunda edição do Congresso Sul Brasileiro de Emergência Adulto e Pediatria (SBMEDE), que começa nesta quinta-feira, 05.set.2019, o resumo do trabalho “As barreiras de comunicação no atendimento aos imigrantes em serviços de urgência e emergência”.

O trabalho aborda as experiências das acadêmicas no atendimento de imigrantes haitianos na unidade de urgência e emergência do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC). De janeiro a junho de 2019, o HMRC atendeu 45.280 pacientes não só de Balneário Camboriú, como também de outros municípios da região, deste total, uma quantidade considerável de haitianos foram atendidos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo as acadêmicas, existe uma barreira entre os profissionais de saúde e estes imigrantes que ocorre por conta do não compartilhamento da mesma linguagem. Na análise realizada pelas acadêmicas, a enfermagem tem um papel de destaque na comunicação não verbal com estes haitianos, por meio de sinais e movimentos corporais. Também foi observado que os atendimentos prestados aos imigrantes foram positivos em relação a barreira de linguagem.

Além da reflexão sobre as barreiras de comunicação existentes nos serviços de urgência e emergência, o HMRC busca ouvir as palavras e silêncios dos pacientes. “O hospital reconhece que humanizar é entregar-se de maneira sincera e leal aos usuários. E é um grande prazer ter a oportunidade de mostrar o papel do profissional enfermeiro da instituição na qual sou colaboradora”, afirma a acadêmica, Jeane Cristina Ramos de Campos.

Click CamboriúNotíciasSaúdeTrabalho com imigrantes no Ruth Cardoso é apresentado em Congresso Sul Brasileiro
PUBLICIDADE

Últimas notícias