Click Camboriú Notícias Saúde Vigilância Ambiental segue com ações de combate ao Aedes Aegypti em BC

Vigilância Ambiental segue com ações de combate ao Aedes Aegypti em BC

Diariamente, os agentes de combate às endemias realizam visitas em imóveis e terrenos

Divulgação

A Vigilância Ambiental, por meio do Programa Combate à Dengue, busca conscientizar a população e eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti para evitar não só a dengue, mas também zika, chikungunya e febre amarela. Diariamente, os agentes de combate às endemias realizam visitas em imóveis e terrenos. Nesta semana, eles estão terminando as inspeções nos Bairros da Barra e Nova Esperança e na próxima iniciarão o Bairro Ariribá e Nações.

Para ajudar nestas fiscalizações, em julho, a lei 4.295 foi sancionada, que estabelece que na visita o agente orienta o proprietário do que está inadequado no imóvel, e estipula um prazo para as adequações. Se no retorno não for realizado o que foi solicitado outras medidas serão tomadas, podendo até ser lavrada multa. Também estão sendo feitas palestras de conscientização nas escolas, igrejas e órgãos públicos da cidade.

Segundo a diretora da Vigilância Ambiental, Eliane Guedes, é importante que os proprietários e inquilinos de qualquer imóvel mantenham estes lugares limpos. “Cada um deve verificar os pátios de suas casas e eliminem os criadouros de mosquitos”, afirma. 

A comunidade também pode realizar denúncias, caso, for vista alguma irregularidade. As queixas devem ser registradas na Ouvidoria Municipal, pelo número 0800-6443388, pelo (47) 3267-7024 ou pelo WhatsApp no (47) 99982-1979.

Preste atenção em algumas dicas:

Coloque areia nos pratos de plantas ou deixem sem pratos; 
Piscinas devem ser mantidas limpas o ano todo; 
Coloque telas nos ralos; 
Recolha e acondicione o lixo em local coberto; 
Cisternas e reservatórios devem ser mantidos fechados.

Dengue em Santa Catarina

O último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) divulgado neste mês, aponta a presença do mosquito Aedes Aegypti em 182 municípios de Santa Catarina. São 22.224 focos identificados entre 30 de dezembro de 2018 a 10 de agosto de 2019. Comparado ao ano passado, no mesmo período, quando foram detectados 12.729 focos em 152 municípios, houve um aumento de 81% no número de focos detectados.

No boletim publicado no dia 10 deste mês, Itapema é a cidade que mais possui casos autóctones, ou seja, contraídos dentro do município, com 666 casos. Logo em seguida está Camboriú com 359 e Porto Belo com 85. A cidade de Balneário Camboriú está em 5º lugar com 50 casos autóctones e é um dos municípios considerados infestados pelo mosquito.

Sair da versão mobile