• O portal de notícias de Balneário Camboriú

SAMU 192 na Rede capacitou profissionais da Educação Infantil

A iniciativa é realizada pela Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, em parceria com o SAMU e Núcleo de Educação Permanente

Após fazer a capacitação para primeiros socorros para servidores das Secretarias de Segurança Pública e de Saúde, o atual foco do curso SAMU 192 na Rede é o treinamento dos servidores da Secretaria de Educação. Entre sexta e segunda-feira (14 e 17), capacitou mais de 70 profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, em parceria com o SAMU e Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Entre os funcionários que passaram pelo treinamento estão professores, agentes de alimentação e serviços gerais, supervisores, administradores, gestores, e equipe multidisciplinar (composta por fonoaudióloga, psicóloga, assistente social e odontopediatras). “Essa parceria oportunizou aos professores e funcionários noções de primeiros socorros emergenciais infantis, seguindo a Lei Lucas 13.722/18, que torna obrigatória esse tipo de capacitação tanto na rede pública como na privada. Também foi possível perceber o interesse e envolvimento de todos”, salientou a diretora do Departamento de Educação Infantil, Mirella Padilha. 

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os conteúdos tratados ao longo da formação foram o acionamento do SAMU-192 e sua estruturação, conceitos em urgência e emergência e primeiras intervenções às urgências e emergências em crianças de 0 a 5 anos de idade (parada cardiorrespiratória, obstrução de vias aéreas, crises convulsivas, etc). 

O coordenador do Samu no Município, Maicon Flores Jaques, ressalta a importância da capacitação para quem lida com crianças diariamente. “A qualificação técnica dos profissionais de educação é mais do que justa, já que convivem com nossos bens mais preciosos, que são as crianças. Por isso, é importante que estejam devidamente capacitados para intervirem, se necessário, em situações de agravo na saúde do público infantil”, diz. 

O “SAMU 192 na Rede: acionamento do serviço móvel 192 e o suporte imediato às urgências e emergências” tem como objetivo aprimorar os conhecimentos dos profissionais, contribuindo para as rotinas assistenciais, disseminando informações e qualificando o atendimento prestado à população. A pretensão é alinhar capacitações em todas as outras secretarias da cidade.

Click CamboriúNotíciasSaúdeSAMU 192 na Rede capacitou profissionais da Educação Infantil
PUBLICIDADE

Últimas notícias