Hospital de Camboriú oferece cirurgias ortopédicas de joelho para moradores

Os moradores que apresentarem dores no joelho após torções devem procurar o médico da Unidade de Saúde mais próxima

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

O Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC) oferece, desde outubro do último ano, cirurgias ortopédicas no joelho – menisco e ligamento cruzado anterior. Os procedimentos são feitos por videoartroscopia, que permite a visualização e reconstrução por meio de incisões, e acompanhados por médico anestesista.

O Município já zerou a fila de espera. As cirurgias são realizadas com moradores que têm queixas de instabilidade ou falseio no joelho, decorrentes de torção. “O resultado é muito bom. Por ser um procedimento por vídeo, a recuperação é mais rápida”, declara o médico Celso Luiz Dellagiustina Filho, credenciado pela Secretaria de Saúde para operações de joelho. Maurício Massonero, de 44 anos, esperava pela cirurgia há mais de dois anos. O morador de Itajaí trabalha numa mecânica e passou a sentir dores no joelho após levantar uma caixa muito pesada no trabalho.

“Eu não consigo correr, relaxar, trabalhar. Estou com várias limitações. Espero ficar melhor após o procedimento”, compartilhou antes de passar pela cirurgia. Após a cirurgia de joelho, o paciente fica internado no HCC por 24 horas. Ele é direcionado para fisioterapia e retorna para avaliação no prazo de um mês. “Indicamos que, nos primeiros dez dias, o paciente faça movimentos leves com o joelho, ande de muleta, conforme a dor. É necessário evitar ficar parado porque há o risco de problemas de circulação, inflamação”, explica Celso Dellagiustina.

Silvana Bohrer Marcondes, de 51 anos, fez uma cirurgia no menisco em março, após uma torção. A moradora do bairro Areias já está em fisioterapia no Centro de Reabilitação e Fisioterapia (Cerfis) e passará por 20 sessões – turbilhão; exercícios de alongamento, contração e equilíbrio; e analgesia com gelo. “Tive um ótimo atendimento em todo o processo de cirurgia, não tenho do que reclamar. Minhas expectativas são as melhores na fisioterapia. Espero voltar a andar de bicicleta e frequentar a academia logo”.   

Os moradores que apresentarem dores no joelho após torções devem procurar o médico da Unidade de Saúde mais próxima. Os profissionais, se necessário, farão encaminhamento para o ortopedista do hospital. A ressonância é avaliada e o paciente passa pelo procedimento ou por outro tratamento adequado.

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -