UTI Adulto do Hospital Ruth Cardoso implanta acompanhamento odontológico

A iniciativa do cirurgião dentista na UTI diminui, em média, 30% o tempo de internação

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Divulgação

Desde março, os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) recebem acompanhamento de um cirurgião dentista intensivista. A inclusão deste servidor, somado à equipe multiprofissional, proporciona atendimento integral aos pacientes.

A iniciativa do cirurgião dentista na UTI diminui, em média, 30% o tempo de internação e, consequentemente, ganho na oferta de leitos e redução nos gastos com medicamentos. Além disso, o risco de infecção respiratória diminui quando o cirurgião dentista cuida da saúde bucal dos pacientes no hospital. “Estatísticas da Agência Nacional de Vigilância Epidemiológica (Anvisa) mostram que 33% dos pacientes de UTI que desenvolvem essa infecção evoluem para óbito. Além disso, um episódio de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM), prolonga o tempo de internação em aproximadamente 12 dias, aumentando significativamente o gasto de recursos financeiros”, explica o dentista Jerry Jean Kirschner.

Ele conta como é o procedimento no HMRC. “Ao identificar a necessidade de intervenção, o dentista comunica à equipe multiprofissional e é indicado à família do paciente o atendimento recomendado. Havendo as condições adequadas, define-se o momento oportuno para a intervenção, de maneira a solucionar focos de infecção na boca”, explica.

O acompanhamento odontológico na UTI também contribui com a equipe médica no diagnóstico de doenças causadas por fungos (candidíase) e/ou vírus (herpes). Assim como, auxilia no aprimoramento das práticas diárias de higiene bucal e atualização dos colaboradores. “Com isso, a Administração antecipou-se ao projeto de lei (PLC 34/2013), aprovado pelo Plenário do Senado Federal, em abril deste ano, que torna obrigatória a assistência odontológica à pacientes em internação hospitalar. O projeto agora segue à sanção”, ressalta a diretora do Centro de Especialidades Odontológicas, Priscilla Teixeira.

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -