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Aula inaugural do Projeto Jovem Doutor acontece nesta terça-feira, 21

O Projeto Jovem Doutor objetiva estimular os alunos para a iniciação científica nas escolas

Jovem Doutor 1
Divulgação

Com o tema Aprendendo sobre o pensamento científico, crítico e criativo no desenvolvimento do autoconhecimento e autocuidado, acontece na manhã desta terça-feira, 21.maio.2019, no Centro Educacional Municipal Dona Lili, no bairro da Barra, a aula inaugural do Projeto Jovem Doutor. Na quarta-feira, 22.maio.2019, a mesma aula será no Centro Educacional Presidente Médici, no Bairro das Nações. O Projeto Jovem Doutor objetiva estimular os alunos para a iniciação científica nas escolas. Neste segundo ano, o Projeto disponibiliza 80 vagas, para alunos do 8º e 9º anos, de cinco unidades escolares municipais.

O Projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação; Conselho Municipal de Políticas Públicas (Comad) de Balneário Camboriú e a Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. As aulas são realizadas no contraturno escolar, integrando as atividades do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC) – Projeto Oficinas. “Os alunos receberão botons, camisetas e jalecos; além de tablets e impressoras 3D” diz a presidente do Conselho, Simone Leal Campião.

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Aulas presenciais e à distância estão previstas. “Teremos um professor presencial, que dará aulas aos alunos, e um professor da USP, que dará assistência de forma virtual, mas sempre acompanhado do professor presencial”, complementa a Presidente do Comad.

As atividades do “Jovem Doutor” seguem até o fim do ano letivo e contemplam cinco Centro Educacionais Municipais: Dona Lili; Alfredo Domingos; Presidente Médice; Ariribá e Antônio Lúcio; tendo os Centros Educacionais Municipais Dona Lili, e Presidente Médici, como polos do Projeto, que iniciou em Balneário Camboriú, em setembro de 2018.

O objetivo do “Jovem Doutor” é estimular os alunos para a iniciação científica nas escolas. Os assuntos serão elencados pelos grupos e seu professor mediador. Os principais conteúdos debatidos envolverão a área da saúde, como autocuidado, prevenção do uso de drogas e bullying. As pesquisas terão ligação com a realidade dos alunos.

“Esse projeto é amplo e aborda diversos assuntos, o que o torna de fundamental importância para nossos alunos, principalmente dos últimos anos do Ensino Fundamental, já que temas como autocuidado, prevenção do uso de drogas e bullying são amplamente abordados”, avalia a secretária da Educação, Rosângela Percegona Borba.

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