• O portal de notícias de Balneário Camboriú

7ª Conferência Municipal de Saúde elege delegados e propostas para o setor

A 7ª Conferência Municipal de Saúde aconteceu na última sexta-feira, 12.abr.2019

7ª Conferência Municipal de Saúde elege delegados e propostas para o setor
Divulgação

Mais de 200 pessoas participaram da 7ª Conferência Municipal de Saúde, em Balneário Camboriú, na sexta-feira, 12.abr.2019, com o tema “Saúde e Democracia”. O Auditório II do Bloco 07 da Univali Campus de Balneário Camboriú foi o palco do encontro que debateu as politicas públicas no âmbito da saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) e definiu as propostas que serão levadas a Conferência Estadual de Saúde.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde (COMUS), Suzany Olibone, o número de participantes superou as expectativas, tendo mais pessoas que a média de outros municípios da região. “Queremos todo esse envolvimento da sociedade para que tenhamos um SUS mais justo”, comenta, ressaltando que usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde estiveram reunidos para debater diferentes eixos temáticos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para a secretária municipal de Saúde, Andressa Hadad, esse é o momento de trocas de ideias e busca de melhorias para a saúde pública. “A voz do usuário é fundamental para entendermos a demanda e aumentarmos a qualidade no atendimento”, afirma.

Foram eleitos oito delegados para representar Balneário Camboriú na Conferência Estadual de Saúde, onde haverá um novo processo de eleição das principais demandas e dos 16 delegados que participarão da Conferência Nacional de Saúde. “Este encontro ocorre a cada quatro anos e orienta as estratégias do Ministério da Saúde para o SUS em todo país. Nossa cidade tem muita representatividade nesse segmento, tanto que, desde a primeira Conferência, fazemos parte da delegação que vai à discussão nacional”, garante Andressa.

O evento ocorreu entre as 8h e 19h, com palestras sobre os três eixos de discussão: Saúde com Direito, Consolidação do SUS e Financiamento do SUS. Após, foi aprovado o regimento interno, aconteceram os debates dos grupos temáticos e, por fim, plenária final e eleição dos delegados.

Conferência Estadual de Saúde

A Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina acontece em junho e oito delegados representarão Balneário Camboriú na etapa.

Dentre os eleitos, quatro são usuários do SUS, dois são profissionais da área da saúde e outros dois são gestores e prestadores de serviços do setor.

Agora, as propostas votadas no encontro serão apresentadas ao Conselho Municipal de Saúde (COMUS). Na segunda-feira, 15.abr.2019, os conselheiros emitirão o relatório final que será apresentado na Estadual. “O resultado foi surpreendente. Os debates alcançaram todos os eixos temáticos e a participação da comunidade, inclusive com os representantes dos associações de bairros, foi muito produtiva”, finaliza Suzany.

A Conferência Nacional de Saúde ocorre entre os dias 4 e 7 de agosto.

Click CamboriúNotíciasSaúde7ª Conferência Municipal de Saúde elege delegados e propostas para o setor
PUBLICIDADE

Últimas notícias