• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados no combate ao Aedes Aegypti no verão

Nesta época as chuvas frequentes aumentando a oferta de criadouros, e a temperatura elevada aumenta a velocidade de desenvolvimento do mosquito

dengue mosquito Aedes aegypti
Divulgação

Com a intensificação do calor, e consequentemente das chuvas de verão, aumenta também as chances de proliferação do mosquito Aedes aegypti, devido à possibilidade de acúmulo de água da chuva em recipientes localizados em ambientes externos. O mosquito, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya, leva em torno de sete a dez dias para se desenvolver completamente de ovo a adulto em locais de água parada. Nesta época as chuvas frequentes da estação acabam aumentando a oferta de criadouros, enquanto que a temperatura elevada aumenta a velocidade de desenvolvimento do mosquito, propiciando assim uma maior proliferação do mesmo.

Por isso, a Secretaria de Saúde orienta a população para redobrar as medidas preventivas para eliminar os focos do mosquito, fazendo sua parte principalmente no cuidado com a água parada, que na maioria dos casos é de fácil eliminação. A orientação é realizar semanalmente uma vistoria no imóvel, e também após as chuvas, eliminando a água acumulada e limpando locais como bebedouro de animais, ralos, caixa d’água, calhas, piscinas e todos os locais que acumulam água. Até uma tampinha de garrafa pet pode servir de criadouro para o mosquito.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Muita gente sabe o que tem que ser feito, mas esquecem de colocar em prática. A prevenção é uma luta contra o mosquito e nós estamos aqui para ajudar, mas a população também precisa fazer sua parte. Qualquer possível dúvida, se a pessoa não conseguir vistoriar a calha ou caixa d’água da sua casa pode ligar para o Programa de Combate ao Aedes aegypti e solicitar uma vistoria dos agentes. Se for lugar de difícil acesso poderemos utilizar até um drone se for necessário pra fazer essa verificação e melhoria de forma eficaz para que não acumule água no imóvel”, afirma o diretor da Vigilância Ambiental, Rafael Neis da Silva.

Recentemente a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, por meio do Programa Municipal de Combate ao Aedes Aegypti, realizou diversas palestras e atividades voltadas para a prevenção com os profissionais da construção civil. A iniciativa, que envolveu cerca de 600 pessoas com o intuito de orientar os trabalhadores do setor sobre os cuidados necessários para evitar água parada nas obras, é uma das diversas ações que estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Click CamboriúNotíciasSaúdeSecretaria de Saúde orienta sobre cuidados no combate ao Aedes Aegypti no...
PUBLICIDADE

Últimas notícias