Divulgação

Neste sábado, 16.fev.2019, o Município de Itajaí promove o Dia D de vacinação contra a febre amarela. Todas as unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 12h para imunizar a população. Pessoas de nove meses até 59 anos, que nunca tomaram a vacina, devem receber a dose para se proteger da doença. Para se vacinar, basta levar a caderneta de vacinação.

A data é uma oportunidade para quem ainda não conseguiu ir até uma unidade durante a semana fazer a vacina contra a febre amarela. “Recentemente ocorreu um caso da doença no Paraná e Santa Catarina está no corredor ecológico do vírus, por isso todos devem ficar atentos e se imunizar”, afirma a enfermeira responsável pelo setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Juliana de Oliveira Gastmann.

Desde o início da campanha da vacinação contra febre amarela, neste mês de fevereiro, foram vacinadas mais de 1.600 pessoas. A média de doses diárias subiu de 160 para 428 com a iniciativa lançada pela Secretaria. Ao todo, 9.932 pessoas já se imunizaram – quase 12% do público-alvo, que é de 83.701 pessoas no município, conforme o IBGE.

“Ainda falta imunizar várias pessoas do município. Quem nunca tomou a vacina deve procurar uma unidade e ficar protegido. Uma dose garante imunidade para toda a vida”, explica Juliana.

Neste sábado, 16.fev.2019, estarão abertas das 8h às 12h as unidades básicas de saúde, o Centro Médico de Referência São Judas e duas salas de vacina no Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (CRESCEM).

Quem deve tomar a vacina:

Desde o ano passado Santa Catarina se tornou área com recomendação da vacina da febre amarela. A vacinação é indicada para pessoas acima de nove meses de idade até 59 anos, que nunca tenham tomado a vacina. A dose única é oferecida nas unidades de saúde durante todo o ano. A aplicação deve ser feita, pelo menos, 10 dias antes do deslocamento para regiões onde é recomendada a vacina. No caso de gestantes e idosos com mais de 60 anos, a regra é buscar orientação médica.

Em janeiro de 2018 foram coletados 92 escorpiões, já em janeiro deste ano, 26 animais foram recolhidos no local.

Posted by Click Itajaí on Wednesday, February 13, 2019


COMENTE ABAIXO ⬇

resposta(s) publicada(s). (Obs.Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site)