• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Programa de Combate ao Aedes aegypti de BC realizou mais de 33 mil visitas até abril

Os agentes também verificaram 2.280 denúncias feitas pela população

DENGUE ARQUIVO PMBC 2 1
Divulgação

O Programa de Combate ao Aedes aegypti de Balneário Camboriú segue com o trabalho de orientação e vistoria em imóveis, obras e terrenos baldios para eliminar os focos do mosquito na cidade. De janeiro a abril foram feitas 33.456 visitas de inspeção.

Além disso, foram feitas 1.962 inspeções em armadilhas e 557 visitas em pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos, floriculturas e lojas de piscina. Os agentes também verificaram 2.280 denúncias feitas pela população por meio da Ouvidoria Municipal e emitiu 104 autos de intimação e 40 autos de infração.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Das 3.348 amostras coletadas, 673 foram positivas para o Aedes aegypti. Também foram inspecionados 27.339 depósitos – locais onde foi verificada presença de água nas visitas de tratamento, como calhas, pratos, lajes e ralos; e feitas 206 visitas de bloqueio de transmissão.

A Secretaria de Saúde mantém um cronograma constante de fiscalização e orientação, um trabalho importantes para apurar denúncias, coletar amostras para diagnósticos e, acima de tudo, orientar a população sobre como evitar que criadouros do inseto sejam formados.

“As temperaturas ainda não diminuíram na nossa cidade, o que continua favorecendo a proliferação do mosquito. No ano passado o inverno não foi rigoroso, e tivemos focos positivos do mosquito em todas as estações. Por isso os cuidados da população devem ser o ano todo, sem diminuir a atenção durante o inverno”, alertou o diretor de Vigilância Ambiental, Rafael Neis.

O Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. O macho alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, próximos a superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência.

Em média, cada mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos. Os ovos são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicia à incubação. Uma vez imersos, os ovos se desenvolvem rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o mosquito adulto. A melhor forma de se livrar do Aedes aegypti é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito.

Veja algumas dicas:

– Deixar caixa d’água e lixeiras bem tampadas;
– Colocar areia nos pratos de plantas;
– Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
– Limpar as calhas;
– Cobrir piscinas;
– Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
– Limpar a bandeja externa da geladeira;
– Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
– Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
– Cobrir bem a cisterna.
– Cobrir bem todos os reservatórios de água

Click CamboriúNotíciasSaúdePrograma de Combate ao Aedes aegypti de BC realizou mais de 33...
PUBLICIDADE

Últimas notícias