• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Mais de 5 mil doses foram aplicadas em seis dias de vacinação contra a Influenza em BC

A vacinação segue até o dia 1º de junho

vacinação Soraya da Silva 12
Divulgação

Até esta quarta-feira, 2, foram aplicadas em Balneário Camboriú, 5.097 doses da vacina contra a Influenza. Dessas, foram 4.489 para pacientes prioritários como idosos, gestantes e crianças; 566 em portadores de doenças crônicas, como diabéticos, hipertensos e cardíacos e 42 em outros grupos atendidos pela Campanha Nacional de Vacinação.

A vacinação segue até o dia 1º de junho. O grupo prioritário da campanha são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

No ano passado, 100% da população-alvo foi vacinada. A meta é aplicar 32 mil doses, sendo que somente nos idosos serão 13.381 vacinas. Além das Unidades de Saúde, os idosos também poderão se vacinar na Secretaria da Pessoa Idosa, todas as quartas-feiras do mês de maio.

Sobre a vacina

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.

Prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Medidas simples podem evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Click CamboriúNotíciasSaúdeMais de 5 mil doses foram aplicadas em seis dias de vacinação...
PUBLICIDADE

Últimas notícias