Click Camboriú Notícias Saúde Vacinação contra febre amarela em Camboriú segue cronograma de aplicações

Vacinação contra febre amarela em Camboriú segue cronograma de aplicações

Unidades de Saúde dos bairros possuem dias específicos para aplicação das vacinas

Divulgação
vacina
Divulgação

A Secretaria de Saúde de Camboriú estipulou um cronograma de aplicações da vacina contra febre amarela para atendimento das pessoas que pertencem aos grupos para os quais essa imunização é dirigida. Fazem parte desse público os moradores que irão viajar para locais com maior risco de contaminação; as crianças de 9 meses a 10 meses; e as de 29 dias – de acordo com calendário vacinal. Essas pessoas devem procurar a Unidade de Saúde do bairro em que moram nos dias estabelecidos para tomar a dose da vacina. O cronograma busca evitar o desperdício de doses.

Quem vai para áreas de risco deve ficar atento às datas de aplicação no seu bairro, já que a vacina contra febre amarela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem. A diretora da Vigilância em Saúde, Josiane Farias, explica que cada frasco da vacinação contém cinco doses e, após aberto, tem validade de 6 horas. “Por meio do cronograma de aplicações, assim como já é feito com a vacina BCG, conseguimos evitar desperdícios desnecessários e atender um número maior de pessoas. Por isso contamos com a colaboração da população”, justifica.

Outra indicação para os moradores que irão viajar para áreas com recomendação vacinal é que devem apresentar documento original com foto, cartão nacional do SUS com endereço atualizado e caderneta de vacinação para serem imunizados. Gestantes, pessoas com alergia a clara de ovo, portadores de doenças crônicas ou idosos com mais de 60 anos só poderão tomar a vacina se houver prescrição médica.

O agendamento conforme o cronograma por dias da semana contempla a maioria das Unidades de Saúde, mas as Unidades de Saúde Central e do bairro Monte Alegre – anexa ao CAIC – atendem demanda livre.

Confira abaixo os dias de aplicação e as Unidades de Saúde correspondentes dos bairros.

Segunda-feira – Bairro Cedro
Terça-feira – Bairros Santa Regina e Rio Pequeno
Quarta-feira – Bairro São Francisco de Assis
Quinta-feira – Bairro Conde Vila Verde
Sexta-feira – Bairros Areias e Taboleiro

Sair da versão mobile