Click Camboriú Notícias Saúde SAMU de Balneário Camboriú realizou mais de 30 mil atendimentos em 12...

SAMU de Balneário Camboriú realizou mais de 30 mil atendimentos em 12 anos de existência

O SAMU presta serviço de orientações e envio de profissionais capacitados realizando atendimentos em qualquer lugar

Divulgação
SAMU bc
Divulgação

Há 12 anos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Municipal foi implantando em Balneário Camboriú. Desde o dia 15 de março de 2006 até março deste ano, foram feitos mais de 30 mil atendimentos. O serviço, que é pré-hospitalar, atende vítimas em situações de urgência e emergência em ocorrências clínicas, traumas diversos, acidentes, entre outras, atendidas pelo telefone 192.

Segundo o coordenador do SAMU Municipal, Fabiano do Prado Bueno, a unidade de suporte básico foi implantada pela Secretaria de Saúde do Município. “Era um serviço desconhecido pela população e não tinha muita divulgação. As pessoas não conheciam o número 192, e antes disso somente os Bombeiros faziam esse tipo de atendimento. Mas, o que diferencia o nosso serviço é que trabalhamos com telemedicina, com enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem e motoristas socorristas no atendimento pré-hospitalar”, comentou.

Após ser acionado pelo 192, a unidade vai até o local e realiza o atendimento pré-hospitalar, que é feito através de telemedicina, depois o paciente se necessário, é encaminhado ao hospital. “O diferencial é que o que seria feito no hospital, realizamos no local onde a vítima é socorrida. Na unidade hospitalar, o médico avalia o paciente e dá destino ao atendimento definitivo”, explicou o técnico de enfermagem socorrista, Marcelo Luiz Lopes da Silva.

O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas e presta serviço de orientações e envio de profissionais capacitados realizando atendimentos em qualquer lugar. Atualmente, o serviço conta com seis técnicos de enfermagem e seis condutores socorristas, que trabalham em equipes de três nos plantões.

Balanço do ano de 2017

Em 2017, foram realizados 3.213 atendimentos na cidade e em municípios vizinhos. Desse número, as ocorrências clínicas foram as mais atendidas no ano passado contabilizando 1.606 atendimentos, seguido de trauma (diversos) com 557 atendimentos e trauma (trânsito) com 507. Ao todo, 1.023 pessoas foram liberadas no próprio local sem a necessidade de ser encaminhada a uma unidade hospitalar.

Sair da versão mobile