- PUBLICIDADE -

Vacina BCG será aplicada somente na Unidade de Saúde Central de BC

As vacinas da BCG serão aplicadas mediante agendamento prévio

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Desenvolva as suas habilidades e competências de Liderança

Programas de MBA e Masters da Tear Escola de Negócios englobam participantes com ou sem graduação e é semipresencial com duração de 12 meses

Vacina BCG
Divulgação

A distribuição das vacinas BCG e Pentavalente, que é feita pelo Ministério da Saúde e repassada aos municípios catarinenses pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) não foi realizada no mês de janeiro, por conta da indisponibilidade de estoque a nível nacional. Por isso, Balneário Camboriú, que ainda tem uma certa quantidade de doses armazenadas, realizará um controle nas aplicações das vacinas. As vacinas da BCG serão aplicadas somente na Unidade de Saúde Central, localizada na Rua 1500, mediante agendamento prévio e no período vespertino de terças, quartas e sextas-feiras, até que a situação se normalize.

De acordo com a diretora do DEVE, Adriana Diogo, é necessário agendar a vacinação para haver um controle melhor das doses ministradas. “A necessidade de um agendamento se deve ao fato de que a vacina da BCG vem em frasco com 10 doses e tem um prazo de validade após aberto. Dessa forma, se houver um agendamento, não corremos risco de desperdiçar essas doses e assim vacinaremos o máximo de crianças possível.” a decisão de unificar a aplicação da vacina se deu após reunião de representantes do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE) de Balneário Camboriú, da Atenção Básica e do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), que decidiram que todos os frascos disponíveis de BCG serão concentrados na Unidade de Saúde Central.

Só no mês de janeiro quase 500 vacinas da BCG foram aplicadas em recém-nascidos da cidade. Pais e familiares devem entrar em contato com o Posto de Saúde Central (Rua 1500, n° 1100 – Centro) assim que saírem da maternidade com o recém-nascido, para marcar um horário de vacinação. Um informativo será posto na carteirinha de vacinação das crianças nascidas no HMRC com o endereço e contato da US Central para agendamento. Já a vacina Pentavalente, que também não foi distribuída pelo Ministério da Saúde em janeiro, está disponível em todas as unidades de saúde de Balneário Camboriú até acabarem os estoques.

Para que servem essas vacinas?

A vacina Bacilo Calmette-Guérin, conhecida como BCG, é aplicada em uma única dose em recém-nascidos e age na defesa contra a tuberculose. Já a vacina Pentavalente também é aplicada em bebês, porém é ministrada em três doses a partir do segundo mês do nascimento da criança. A Pentavalente protege contra Difteria, Tétano, Pertussis, Hepatite B e Haemophilus tipo B.


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Dia das Mães: Maislaser vai presentear 100 pessoas com 10 sessões de depilação a laser

Ganham as 100 primeiras pessoas que ligarem para (47) 3011-0611 ou 3011-0211, ou entrarem em contato pelo WhatsApp 047 99273-2191
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.