- PUBLICIDADE -

SAMU participa de aula com o BOPE para atendimento de tentativas de suicídio

Cerca de 30 pessoas participaram do treinamento

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Dia das Mães: Maislaser vai presentear 100 pessoas com 10 sessões de depilação a laser

Ganham as 100 primeiras pessoas que ligarem para (47) 3011-0611 ou 3011-0211, ou entrarem em contato pelo WhatsApp 047 99273-2191

SAMU TREINAMENTO ANTI SUICÍDIO VICTOR LOJA 9
Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 21, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Balneário Camboriú participou de uma aula de capacitação para atendimento em situações de tentativa suicídio, ministrada pelo Batalhão de Operações Especiais de Santa Catarina (BOPE), no 12° Batalhão de Polícia Militar. Cerca de 30 pessoas participaram do treinamento.

Diversas ocorrências de tentativa de suicídio são atendidas pelo SAMU, onde as possibilidades de atuação dos socorristas são limitadas pelas capacitações e liberdades legais. Muitas das vezes, essas ocorrências são atendidas em conjunto com a Polícia Militar, para que os socorristas possam entrar no local ou imobilizar a vítima. A aula buscou instruir os socorristas a prestar o atendimento necessário em situações que não seja necessário o acionamento da PM, e também os deixar capacitados para auxiliar no trabalho em equipe.

Foram abordados os temas de primeira intervenção em ocorrência de crise para pessoas com comportamentos suicidas, procedimentos técnicos de gerenciamento de crise, noções de programação neurolinguística e abordagem pessoal. “Esse trabalho é feito desde 2014 em várias unidades do Estado, com Policiais Militares, Bombeiros, SAMU, com a intenção de padronizar a técnica, sempre trabalhando de forma conjunta”, relatou Major Vicente, um dos instrutores do BOPE. Ele o soldado Gabriel, integrante do COBRA, foram os dois instrutores da aula.

Conforme o coordenador do SAMU, Fabiano do Prado Bueno, essa aula foi de grande valia, mesmo que os socorristas já tenham conhecimento de técnicas e protocolos. “Uma instituição ímpar como o BOPE vindo para Balneário Camboriú para nos auxiliar em um atendimento especializado, com técnicas de abordagem e negociação, nos instruindo o que fazer ou não fazer, adiciona um know-how gigantesco para os atendimentos futuros”, disse.

No ano de 2017, em Balneário Camboriú, foram registradas 153 ocorrências de surto psicótico, dentro das quais se encontram as tentativas de suicídio. Em Janeiro do ano passado, ocorreram 20 casos de surto psicótico, enquanto este ano foram registradas 15.


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.