Click Camboriú Notícias Saúde Prefeitura de Itajaí inicia chamamento de pacientes para mutirão de catarata

Prefeitura de Itajaí inicia chamamento de pacientes para mutirão de catarata

Primeiras cirurgias já estão marcadas para os dias 20 e 24 de fevereiro

Divulgação
itajai chamaneto cirugia
Divulgação

A Secretaria de Saúde de Itajaí começou a chamar, nesta quinta-feira (15), os pacientes do município que participarão do mutirão de cirurgias de catarata. Ao todo, serão ofertados 320 procedimentos durante o mês de fevereiro para quem está na fila de espera. O mutirão conta com investimentos do Governo do Estado de Santa Catarina e será realizado no Hospital Nossa Senhora da Penha.

As cirurgias de catarata são um dos gargalos do município. Há 800 pessoas na fila de espera e apenas dois médicos no Hospital Marieta realizam os procedimentos pelo SUS. Com esse mutirão, vamos conseguir atender mais itajaienses. O desafio do prefeito Volnei Morastoni é realizar ainda mais ações, ajudando a reduzir as filas de espera, principalmente para cirurgias de média complexidade”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Nesta quinta-feira, 15, os primeiros 160 pacientes que participarão do mutirão foram orientados pelo Departamento de Regulação de Cirurgias do município. As cirurgias estão marcadas para os dias 20 e 24 de fevereiro e serão realizadas por uma equipe de médicos de São Paulo, contratada pelo Governo do Estado. Os outros 160 pacientes farão a cirurgia nos dias 26 e 28 de fevereiro.

A Secretaria de Saúde disponibiliza transporte e alimentação para todos os pacientes que necessitarem. Profissionais do departamento de Regulação de Cirurgias também vão acompanhar os usuários até o Hospital de Penha para garantir o bom atendimento.

Presente de aniversário

O paciente Juares Pinto dos Santos vai ganhar de presente de aniversário a cirurgia de catarata que tanto esperava: no dia 24 de fevereiro, quando completa 64 anos, vai realizar o procedimento pelo mutirão de exames. Santos entregou o pedido da cirurgia em novembro de 2017 e aprovou a agilidade do município. “O médico disse que a cirurgia poderia demorar até dois anos, mas com o mutirão foi rápido. Acho isso ótimo, estão cumprindo o seu dever, estou gostando muito”, completa.

Demétria Vicentin Eger, 75, também vai participar do mutirão em Penha e se surpreendeu com a rapidez. “Acho bom os mutirões, são pelo bem da gente. Toda a cirurgia tem risco, mas assim vou poder voltar a enxergar melhor”, relata.

Nazir da Silva, 69 anos, é outra paciente beneficiada com o mutirão. Ela estava esperando pela segunda cirurgia de catarata desde o ano passado. “Acho bom o mutirão, pelo menos vamos ser atendidos logo e não temos que ficar esperando tanto tempo”, diz.

Sair da versão mobile